O guerreiro da Vila Belmiro
O Joga de Terno de hoje é um jogador que fez história com a camisa do Santos. O lateral Léo, que se destacou ao lado dos meninos da vila como Diego, Robinho, Elano, no título brasileiro em 2002.
O lateral é o 10° jogador que mais atuou com o terno santista, com 455 jogos. Léo conquistou tudo que podia com a camisa do Santos. Em sua primeira passagem, foi bicampeão Brasileiro.
O maior papa títulos da história do Santos na era pós Pelé, o lateral saiu do Peixe em 2005 rumo ao Benfica. Por lá, conquistou a torcida por sua raça e agilidade, e foi um dos destaques da campanha da Champions Legue 2006/07, quando o time chegou às quartas de final da competição.
Em 2009, Léo retornou ao Santos e, com o terno do Peixe, jogou ao lado de mais uma grande geração que tinha Neymar, Robinho e Ganso como protagonistas. Em 2010, o Santos conquistou a Copa do Brasil com direito a várias goleadas, aquele futebol que fazia até o torcedor rival parar para assistir o Santos. Além da dinastia de títulos do Peixe no estadual, Léo que bateu na trave em 2003, se consagrou com o título da Libertadores da América em 2011, comandado por Muricy Ramalho.
Logo após essa conquista, Léo, que era um jogador polêmico, soltou “vamos ver se o Barcelona é tudo isso…” O resto o torcedor se lembra bem... Jogador provocador, que inclusive falou também da invasão da torcida do Corinthians ao Aeroporto de Guarulhos, em 2012, às vésperas do mundial de clubes.
Léo é a cara do Santos diante de tantos ídolos do clube da Vila Belmiro. Em 2014, o lateral de aposentou após não chegar a um acordo para renovar com o Peixe.
Por que jogava de terno?
Léo era um jogador baixinho, de muita raça, vontade e agilidade. Jogador decisivo, em 2002 fez gols importantes pelo Brasileirão, principalmente, diante de rivais paulistas: São Paulo e Corinthians, nas quartas e na final do Campeonato Nacional. Era aquele cara que todo torcedor quer ter no seu time. O jogador que entrega a vida dentro das 4 linhas, briga e se dedica ao clube.
👤 Leonardo Lourenço Bastos
👶 6 de Julho de 1975
👕 Americano, União São João de Araras, Palmeiras, Santos, Benfica (POR) e Seleção Brasileira
🏆 (principais) Campeonato Brasileiro 02, 04, Copa do Brasil 10, Libertadores da América 11, Recopa Sul-americana 12, Campeonato Paulista 10, 11 e 12 (Santos) e Copa das confederações 05 (Seleção Brasileira)
👑 Bola de Pra 01, 03, 04, Melhor lateral-esquerdo da Liga Sagres 05/06, 06/07, 07/08, melhor lateral-esquerdo do Campeonato Paulista 10,11
Classômetro: 👔👔👔👔👔👔👔(7)
📸 Ale Vianna/Getty Images