Nunes: O artilheiro dos gols decisivos
Certamente, você já ouviu aquele verso que diz: “Zico, Adílio e Júnior fazenda a bola rolar”. Mas hoje, é dia de relembrar de outro artilheiro: João Batista Nunes de Oliveira, o Nunes, ficou eternizado na memória dos rubro-negros e não só por sua vasta cabeleira.
Nunes jogou na juventude pelo clube da Gávea, mas se profissionalizou no Confiança, do Sergipe. Depois, jogou pelo Santa Cruz, foi para o México e em 1980 fez parte da geração de ouro do Flamengo. Antes de defender o time da Gávea, jogou pelo Fluminense.
No Flamengo conquistou todos os títulos possíveis. Campeão da Libertadores de 81 e campeão Mundial, o atacante fez 2 gols na decisão do título Mundial do Flamengo, diante do poderoso Liverpool.
O apelido se deve exatamente pela importância dos gols do artilheiro, que garantiu o título Mundial do Flamengo, dois Brasileiros e um estadual.
Por que jogava de terno?
Nunes tinha um grande faro de gol. Poderia até não ser o jogador mais habilidoso da equipe, mas era um jogador de extrema raça e isso ajudou na sua identificação com a torcida Rubro-negra. Era o típico jogador de jogo grande, tanto que fez gol até em final do Campeonato Brasileiro e decidiu o primeiro titulo nacional do Flamengo, diante do Galo. Em 8 anos fez 219 partidas e marcou 99 vez com o terno do time carioca. Mais da metade desses gols foram em 1981, o ano de ouro Rubro-negro.
👤 João Batista Nunes de Oliveira
👶20 de Maio de 1954
👕 Confiança, Santa Cruz, Fluminense, Monterrey (MEX), Flamengo, Botafogo, Náutico, Santos, Atlético Mineiro, Boavista (POR), Volta Redonda, Tiburones Acajutla (HON) e Seleção Brasileira
🏆 (principais) Campeonato Pernambucano, 76 e 78 (Santa Cruz), Campeonato Brasileiro 80, 82, Libertadores 81, Mundial 81, Campeonato Carioca 81, 86, Taça Guanabara 80, 81, 82, 84 (Flamengo), Campeonato Pernambucano 85 e 89 (Náutico), Campeonato Mineiro 86 e Taça Minas Gerais 86 (Atlético-MG)
Classômetro: 👔👔👔👔👔👔👔(7,1)
📸 Masahide Tomikoshi / Tomikoshi Photography