Canhão da gávea
No futebol das categorias de base mundial quando um jogador canhoto opta por jogar pelo meio-campo ou pelo ataque e não se destaca, o treinador corriqueiramente o transfere para lateral esquerda. E com nosso classudo de hoje não foi diferente, Carlos Renato de Abreu, mais conhecido como Renato Abreu, apesar de ser natural da cidade de São Paulo, começou a desbravar o tapete verde como atacante em Santa Catarina, no Marcílio Dias. E logo na primeira temporada foi transferido para o Joinville onde atuou por apenas um ano.
Em 2000 ao assinar contrato com o Guarani, onde marcava sua volta ao estado de São Paulo, o agora meio-campista fez excelentes atuações pelo clube e chamou a atenção do Corinthians, que o contratou após o classudo finalizar uma temporada pelo rival do estado. No timão apesar de conquistar alguns títulos, Renato não conseguiu mostrar o mesmo futebol que havia desempenhado na antiga e equipe, fazendo uma passagem cheia de altos e baixos.
E assim, faria aquela que seria a sua primeira passagem pelo Clube de Regatas do Flamengo. Foi no ano de 2005, quando o nosso classudo recuperou o antigo futebol para ajudar o rubro-negro a sair do rebaixamento do campeonato brasileiro, sendo o artilheiro da equipe no ano. E seria o seu ponto de partida para o Oriente Médio, duas temporadas depois de assinar o contrato com o Mengão.
Renato Abreu atuou por duas equipes durante a sua passagem no Emirados Árabes, destas o Al-Shabab foi o que o jogador mais atuou, entretanto não se viu grandes atuações como as que ele havia apresentado no Brasil. Com isso no ano de 2010 se concretizava o seu retorno para nação rubro-negra que novamente passava por complicações no campeonato nacional.
No ano de 2011 após várias contratações de peso (como Ronaldinho Gaúcho) para o elenco, Renato foi recuado pelo treinador chegando a atuar como volante e algumas vezes como lateral. Naquele mesmo ano o classudo de hoje, participou daquele que ficou marcado com o jogo da década entre Flamengo e Santos, na Vila Belmiro. E Em 2013 depois de ter seu contrato rescindido Renato foi contratado pelo Santos (seu clube do coração), mas não obteve um bom rendimento jogando apenas 9 jogos na temporada e encerrando sua carreira após o clube não renovar seu contrato.
Por que joga de terno?
Ficou marcado por sua potência no chute e vários gols de falta, Renato Abreu desfilava com seu terno rubro-negro nas cobranças de falta, tanto a longa distância, quanto a média distância. E ainda é o maior artilheiro do Flamengo no século XXI, com 73 gols.
👤 Carlos Renato de Abreu
👶 9 de junho de 1978
🏠 Brasileiro
👕 Marcílio Dias (BRA), Joinville (BRA), União Barbarense (BRA), Guarani-SP (BRA), Corinthians (BRA), Flamengo (BRA), Al-Nasr (EAU), Al-Shabab (EAU) e Santos (BRA).
🏆 (Principais) Copa do Brasil 02 (Corinthians); Copa do Brasil 06 e13 (Flamengo).
👑 (Principais) Melhor jogador da Copa do Brasil 06; Prêmio Craque do Brasileirão 06; Seleção do Campeonato Brasileiro 06.
Classômetro: 👔👔👔👔👔👔 (6,5)
📷 Pedro Vilela/Getty Images