Seep Maier: o anjo irônico
Geralmente, se diz que os alemães são pessoas mais carrancudas, de expressões fechadas. Se o esteriótipo for verdadeiro, nosso histórico classudo de hoje foge à regra. Bem humorado, extrovertido e que graças ao seu bom humor - e aos cabelos loiros encaracolados - ganhou esse apelido que batiza o texto. Cara fechada com o lendário Sepp Maier só mesmo para amedrontar atacante.
Nascido Josef Dieter Maier, em Haar, na Alemanha, o goleiro que pegou de tudo e mais um pouco contra a inigualável Laranja Mecânica em 1974, é ídolo em Munique graças a sua duradoura passagem pelo Bayern. Aliás, bem como o goleiro brasileiro Rogério Ceni, só defendeu um time em toda sua carreira, justamente os Bávaros vermelhos.
A mitologia em torno do goleiro faz ele ter fãs tão consagrados como ele. Oliver Kahn, goleiro alemão vice campeão mundial em 2002, já declarou que Sepp sempre foi uma de suas inspirações.
Amigo de longa data de Franz Beckenbauer, Sepp sempre viu no zagueiro um incentivador. Mas de outro esporte: o tênis. Talvez porque Maier nunca foi lá habilidoso com a bola nos pés, mas sua paixão sempre foi grande. Podemos dizer que, talvez, o nosso hoje classudo aliou a habilidade das mãos praticadas no tênis com a paixão pelo futebol e torou-se goleiro.
Brincadeiras à parte, os bons posicionamentos do tênis deram a Sepp uma baita habilidade debaixo das traves, bem observada pelos preparadores da base do Bayern de Munique. Levado pelo mesmo Franz - agora convencido de que o amigo poderia sim jogar futebol - o goleiro é considerado um dos pilares responsáveis por mudar o patamar do time.
Naquela época, os bávaros possuíam apenas um título de expressão: o campeonato alemão de 32. Graças a dupla, que se juntaria ainda o atacante Gerd Müller, o Bayern fui campeão de quase tudo em campo: nacionais, liga dos campeões e intercontinental.
Nos vermelhos, Sepp chamava atenção pela postura e pelo reflexo. E é claro que a seleção Alemã não deixaria de fora um talento nato como aquele. Em 66 viu do banco a Inglaterra vencer a copa em cima de seus compatriotas. Mas em 74 já era dono absoluto da posição. E talvez o maior responsável por ajudar a vencer uma das seleções mais poderosas de todos os tempos: a Holanda de Cruyff.
Com defesas inacreditáveis de Maier, a Alemanha fui surpreendentemente campeã naquela Copa. O prestígio do goleiro só se fazia aumentar - bem como seu bom humor: uma copa depois, em 78, o atacante Fisher estava rodeado de repórter. No meio do bolo, alguém lhe pergunta "como alguém tão ruim poderia fazer parte de um time campeão do mundo?". Furioso, o atacante vai atrás do questionador que era ninguém mais, ninguém menos que seu companheiro de time em uma de suas "travessuras" tão características.
Naquela época, o goleiro já tinha em seu currículo 3 ligas dos campeões pelos bávaros e já era uma lenda. Ainda assim, mesmo tri-campeã nacional, o time não andava bem no nacional. Único jogador que conseguiu encarar a imprensa no meio da crise, Sepp disse que já teria resolvido o problema do time: "enviamos um ofício a Federação Alemã pedindo que nossos adversários joguem com um a menos. Assim, não terá um atacante em minha frente para marcar o gol.
Por que jogava de terno?
Stepp Maier certamente estará em alguma lista de melhores do mundo feita por um especialista. Não é pra menos. O que ele fez com o terno alemão e bávaro o fez ser um dos maiores em sua posição. Esguio, conseguiu reflexos incríveis e era dono de um posicionamento que não perdia qualquer atacante ser feliz. Monstruoso!
👤 Josef Dieter Maier
👶 28 de fevereiro de 1944
🏠 Alemão
👕 Bayern de Munique e Seleção Alemã
🏆 Campeonato Alemão: 69, 72, 73 e 74. Copa da Alemanha: 66, 67, 69 e 71. Liga dos Campeões da UEFA: 74, 75 e 76, Copa Intercontinental: 76 (Bayern
de Munique). Eurocopa: 72 e Copa do Mundo Fifa: 74 (Seleção Alemã).
👑 Futebolista alemão do ano: 75, 77 e 78. Melhor Goleiro da copa do Mundo de 1974.
Classômetro: 👔👔👔👔👔👔👔👔 (8,0)
📷 BZ Online (retirado de http://footballarchive.tumblr.com