top of page

Capitão águia


Simão Sabrosa Portugal

Fatídico jogador de baixa estatura e muito veloz, Simão Sabrosa se mostrou um ótimo segundo atacante, ou como se diria no futebol raiz, um excelente “ponta”. No Sporting Clube de Portugal, o classudo de hoje, foi lapidado nas categorias de base e chegou ao profissional como uma grande promessa do futebol português, e aos seus 17 anos, fez sua primeira partida e o seu primeiro gol como atleta profissional.

Como tudo a sua volta havia se antecipado, um ano depois de sua estreia, Simão foi convocado a defender as cores de sua bandeira nacional, onde como grande carrasco em estreias, marcara outra vez um gol que definiria a vitória de Portugal contra Israel. E com uma boa sequência de jogos, chegando a ser titular do Sporting, Simão já não era mais uma promessa, pois na temporada 99/00 foi comprado pelo Barcelona.

Sem muitas oportunidades para atuar (pois seu companheiro de seleção Luís Figo, era o titular absoluto do Barça), o nosso classudo, não conseguiu demonstrar seu bom futebol na Catalunha e se manteve na Espanha por apenas duas temporadas, onde retornaria ao futebol português mas desta vez para defender o Benfica.

No time lisboeta, Simão retomou o mesmo futebol que havia lhe exposto para o mundo e se tornou a referência do plantel. Sempre liderando a equipe e a ponta da artilharia, o português quebrou um tabu de onze anos sem título nacional para os Encarnados e se manteve por seis temporadas (mesmo com propostas de grandes times como: Manchester United e Liverpool) conquistando também um vice campeonato da Taça de Portugal.

Em 2010 após um bom investimento do Atlético de Madrid, o ídolo se despedia do Benfica e mantinha a média de jogar o bom futebol. Simão ficou marcado na história do clube madrilenho ao marcar o gol de número 4000, e logo após se tornar o capitão dos Colchoneros.

Com uma extensa carreira Simão Sabrosa ainda atuou no Besiktas (Turquia) onde teve uma rápida passagem de duas temporadas e retornou para Espanha outra vez para defender agora, o Espanyol de Barcelona. Ainda sim desfilou como veterano nos tapetes verdes da India.

Por que jogava de terno?

Simão Sabrosa é um jogador versátil, líder e dotado de uma excelente técnica e um chute colocado de dar inveja. Pode jogar em ambos os lados do campo e é exímio cobrador de faltas, sendo decisivo em diversas situações de jogo. 👤 Simão Pedro Fonseca Sabrosa 👶 31 de outubro de 1979 🏠 Português 👕 Sporting (POR), Barcelona (ESP), Benfica (POR), Atlético de Madrid (ESP), Besiktas (TUR), Espanyol (ESP), NorthEast United (IND) e Seleção Portuguesa. 🏆 (Principais) Campeonato Português 04/05, Copa de Portugal 03/04 (Benfica); Liga Europa 09/10 (Atlético de Madrid); Copa da Turquia 10/11 (Besiktas). 👑 Bola de Prata do Campeonato Português 07/08. Classômetro: 👔👔👔👔👔 (5.8) 📷 Getty Images

bottom of page