Shanghai SIPG 2018: A queda da muralha chinesa
Pela primeira vez em 8 anos o Guangzgou Evergrande não conquistou o campeonato Chinês. O Shanghai SIPG de Hulk, Elkesson e Oscar quebrou essa dinastia e venceu pela 1ª vez um título nacional. O clube foi fundado em 2005, subiu à elite em 2012, e bateu na trave ano passado, ficou na 2ª posição, perdendo justamente para o todo poderoso Guangzhou Evergrande, heptacampeão chinês consecutivo, que era comandado por Felipão.
Wu Lei, é um dos destaques da equipe. O atacante de 25 anos marcou na vitória diante do Beijing Renhe, partida que garantiu o caneco histórico ao time. O chinês foi artilheiro da competição com 27 gols e ofuscou as grandes estrelas do time, como os brasileiros Hulk e Oscar, que fizeram 13 e 12 gols respectivamente, menos de metade do chinês.
O título demonstra a evolução do futebol chinês como um todo. Este ano, ao contrário de outrora, ao menos três clubes disputaram o título: Beijing Guoan, Guangzhou Evergrande e o campeão Shanghai SIPG, que praticamente assegurou o título em um jogo emocionante contra o Guangzhou Evergrande, fora de casa, 4x5, com o gol importantíssimo do brasileiro Hulk. Isso tudo na antepenúltima rodada do campeonato. Foram 21 vitórias em 30 partidas, uma a mais que o time de Paulinho, vice-campeão. 🏆 Campeão Chinês 👕 Time base: Yan Junling; Shimizu Keiki, Wang Shenchao, Zhang Wei, Fu Huan (He Guan); Ahmedov, Cai Huikang, Wu Lei, Lu Wenjun , Li Shenglong; Oscar e Hulk 👤 Principais classudos: Oscar, Hulk, Elkesson e Wu Lei 📷 Getty Images