top of page

Platini: O carrasco de 86

Com mais de 600 textos publicados, nós da Joga de Terno ainda temos que contar a história de muitos classudos, e o de hoje é sem sombra de dúvidas, um daqueles com C maiúsculo e talvez você não goste dele por motivos extra campos mas com certeza você respeita o futebol de Michel Platini.

Filho de italianos que criaram raízes na França, nosso classudo não teve um início de carreira tão promissor, algumas lesões e o pouco preparo físico, que sempre foi um problema na carreira de Platini, impediram o jovem de jogar pelo clube amado durante sua infância. Mesmo assim, Michel aos 17 anos iniciou a carreira no Nancy, clube pequeno onde o pai fora jogador e diretor.

Foram sete anos em seu primeiro clube e apenas dois títulos conquistados e mesmo jogando com um terno não tão pesado, algumas lesões como a vez que ele quebrou o braço ou o tempo que passou servindo o exército, Platini já era destaque, nas Olimpíadas de 76 e na Copa de 78.

Com o termino de seu contrato, clubes como a Inter de Milão e o PSG, que ainda não tinha o terno de hoje em dia, sonhavam com o jovem meia, apesar do potencial para alçar voos maiores, nosso classudo assinou um contrato com o Saint-Étienne, e justiça seja feita, era um clube muito mais tradicional na época do que atualmente.

Foram três temporadas com o terno verde e desde a sua saída de lá o clube não foi mais o mesmo, Platini compôs o último elenco do Saint-Étienne a ser campeão francês.

Finalmente, na Juventus de Turin, nosso consagrado vestiu a coroa de Rei, apelido que ganhará devido a maestria e liderança dentro de campo. Os cinco anos dedicados a vecchia signora foram os mais vitoriosos em sua carreira, para nossa infelicidade, pois no dia 21 de Junho de 1986, o mesmo dia que Platini comemorava 31 anos, uma das gerações mais incríveis do futebol brasileiro não consegueria abater o esquadrão francês nos pênaltis, encarando o ciclo de Zico e cia com a amarelinha.

Por que jogava de terno?

Platini foi um jogador completo, era letal na bola parada, driblador, com um passe de bola refinado, o classudo está sempre no top 10 de qualquer lista do futebol, o meia tinha faro de gol e chutava bem com as duas pernas, com tanto talento e qualidade, a única coisa que atrapalhava o atleta era sua capacidade física.

👤 Michel François Platini

👶 21 de Junho de 1955

🏠 Francês

👕 Nancy, Saint-Étienne, Juventus e Seleção Francesa

🏆(principais) Campeonato Francês 80/81 (Saint-Étienne), Campeonato Italiano 83/84, 85/86, Liga Europa 84/85, Campeonato mundial 85 (Juventus) Eurocopa 84 (Seleção Francesa)

👑 (principais) Cavaleiro da Legião de Honra, Ballon d'Or: 83, 84 e 85, jogador francês do século 99, Dream team da FIFA 02

Classômetro: 👔👔👔👔👔👔👔👔👔 (9,1)

📷 Reprodução Juventus

bottom of page