top of page

Solskjaer - O talismã norueguês


Ole Gunnar Solskjaer

Muitos dos grandes craques relembrados pelo JdT foram titulares absolutos em suas respectivas equipes, independente da posição que ocupavam. Mas o classudo de hoje, na maioria dos jogos, saiu do banco para anotar gols históricos e importantes, que marcaram a sua carreira e se confundem com a trajetória vitoriosa do Manchester United. Neste sábado, quem pisa no nosso tapete verde é o atacante norueguês Ole Gunnar Solskjaer.

O talismã do time inglês, especialista em tiros certeiros, chegou ao Manchester United em 1996. Iniciou a carreira no norueguês Clausenengen, onde atuou por quatro temporadas, mas foi no Molde, clube da série A do campeonato nacional, que o atacante se destacou e que chamou a atenção do técnico Alex Ferguson. Os Red Devils o contrataram por cerca de 2,5 milhões de euros e logo na primeira temporada na Premier League Solskjaer marcou 18 gols.

Na terra da rainha o atacante se consagrou como o reserva de confiança de Ferguson. Entrava na maioria dos jogos e marcava gols decisivos, principalmente nos momentos mais importantes. Um dos seus tentos mais lembrados é, sem dúvidas, o gol do título na final da Liga dos Campeões de 1999, contra o Bayern de Munique. Solskjaer tocou com a pontinha da chuteira, já nos acréscimos, vencendo o goleiro Oliver Kahn. Naquele ano o Manchester United conquistou a tríplice coroa. O classudo também é lembrado por ter marcado quatro gols em 12 minutos, quando entrou como substituto no segundo tempo da partida contra o Nottingham Forest, pela Premier League, fechando uma goleada histórica por 8x1 fora de casa.

Solskjaer estreou na Seleção Norueguesa em 1995, contra a Jamaica. Ao todo participou de 64 partidas e marcou 23 gols. O atacante disputou a Copa do Mundo de 1998 e também a Eurocopa de 2000 e, inclusive, esteve em campo em um dos jogos mais brilhantes de sua seleção, quando a Noruega venceu o Brasil de virada, por 2x1, na primeira fase do mundial de 1998, na França.

O camisa vinte do Manchester United pendurou as chuteiras em 2007, aos 34 anos, devido às sucessivas contusões que o perseguiram a partir de 2004. Era o fim de uma trajetória vitoriosa de 21 anos com o terno dos Red Devils dentro dos gramados. Mas do lado de fora, Solskjaer continuou sua carreira no Manchester United, dessa vez como treinador. Em 2008 ele foi anunciado como o comandante das categorias de base do clube inglês. Já em 2011 assumiu a equipe principal do Molde, time que o revelou. Teve uma boa passagem por lá, conquistando duas vezes a primeira divisão do país e uma vez a Copa da Noruega. Em 2014 voltou para a Inglaterra para treinar o Cardiff City, equipe onde não foi tão bem-sucedido.

Por que jogava de terno?

Com uma feição aparentemente inofensiva, mas com um espírito matador dentro da área, Solskjaer era chamado de “assassino com cara de bebê” pela torcida do Manchester United. Mas mais que um atacante excelente em seu ofício, em campo o norueguês se tornou um símbolo do espírito de nunca desistir, marcando gols e conquistando troféus mesmo quando eles pareciam perdidos. O classudo balançou as redes 126 vezes em 366 oportunidades, acumulando 14 títulos e diversos momentos inesquecíveis.

👤 Ole Gunnar Solskjaer

👶 26 de fevereiro de 1973

🏠 Norueguês

👕 Clausenengen, Molde, Manchester United e Seleção Norueguesa

🏆 (principais) Campeonato Inglês 96/97, 98/99, 99/00, 00/01, 02/03 e 06/07, Liga dos Campeões 99, Mundial de Clubes 99 (Manchester United)

👑 Sem títulos individuais de destaque

Classômetro: 👔👔👔👔👔👔👔 (7)

📷 Getty Images Sport

bottom of page