Manoel Tobias: Comparação inevitável
Nos esportes, como em várias outras áreas, reis e rainhas são consagrados e posteriormente substituídos. Em alguns casos os reinados duram décadas, e em outros a entronização de novos “melhores” é feita em intervalos relativamente curtos. Em ambos os casos, porém, sempre é feita uma comparação entre o novo e o antigo, normalmente com o estabelecimento de uma grande diferença a favor de quem está na posição de perda de majestade. O classudo de hoje, Manoel Tobias, foi o primeiro brasileiro a ser considerado Rei do Futsal e viveu a situação de passar o cetro e a coroa para outro. Mas como se verá adiante, a comparação, embora inevitável, coloca-o quase no mesmo patamar do novo rei.
Em 1989, com 18 anos, o pernambucano nascido na pequena cidade de Salgueiro já começava a se destacar, ao sagrar-se campeão paranaense e vice-campeão brasileiro na categoria juvenil e vice-campeão paranaense adulto pelo Candeias Clube de Turismo. Nos 6 anos seguintes acumula uma série de títulos regionais vestindo os ternos de equipes de Recife (PE), Fortaleza (CE), Arapoti (PR) e Caxias do Sul (RS), além de conquistas nacionais por seleções desses estados e, principalmente, o título da Copa do Mundo de Futsal de 1992.
Mas foi com a criação da Liga Futsal em 1996 (rebatizada Liga Nacional de Futsal, em 2014) que efetivamente demonstrou suas excepcionais qualidades, sagrando-se campeão da Liga pelo Internacional/Ulbra (RS). No mesmo ano Manoel Tobias assombra o mundo, sendo escolhido melhor jogador do torneio e demonstrando sua excepcional habilidade, tornando-se artilheiro da Copa do Mundo com a marca recorde de 14 gols.
Já tendo iniciado, em 1995, uma série espetacular de 6 conquistas da Copa América de Futsal, Manoel Tobias foi contratado pelo Atlético-MG/Pax de Minas em 1998 e conquistou, no ano seguinte, mais um título da Liga Futsal em 1998, estabelecendo a fantástica marca de 52 gols no torneio. Nessa ocasião integrou aquela que é reconhecida por muitos como a melhor equipe de futsal de todos os tempos, ao lado de Rogério, Lenísio, Euller, Índio e Cacau, além de Falcão, uma jovem promessa de apenas 22 anos, que mais tarde seria reconhecido internacionalmente como o novo Rei do Futsal Mundial. A campanha do título foi tão absurdamente fantástica, que Manoel Tobias, Falcão e Lenísio foram responsáveis por 101 dos 180 gols marcados pela equipe, em 27 vitórias, 7 empates e apenas 3 derrotas.
Ao longo dos 5 anos seguintes, Manoel Tobias consolidou sua carreira com 3 prêmios de melhor jogador do mundo e mais um de melhor jogador da Copa do Mundo em 2000, quando foi artilheiro do torneio pela segunda vez, estabelecendo um novo recorde ao marcar 19 gols.
Durante esse período viu crescer aquele que viria a substituí-lo no trono de melhor jogador de futsal. Se Manoel Tobias foi suplantado por Falcão em títulos e premiações individuais, a comparação ainda é favorável a ele em pelo menos 2 aspectos, os recordes de artilharia em edições únicas da Liga Futsal e da Copa do Mundo, justificando a inevitabilidade da comparação, mas também resguardando seu lugar bem próximo ao sucessor.
As trajetórias desses dois monstros do futsal também são semelhantes em termos de tentativa de se estabelecerem como jogadores de futebol. Manoel Tobias chegou a integrar o elenco do Grêmio por 4 meses e conquistou o título da Copa Renner, cuja final foi disputada contra o Sport (PE).
Por que joga de terno?
Liderança em quadra, raciocínio rápido, objetividade e espírito de equipe, além de um absurdo faro de gol, fizeram de Manoel Tobias um atleta completo, digno de figurar na galeria dos maiores do futsal de todos os tempos. 👤 Manoel Tobias da Cruz Júnior
👶 19 de abril de 1971
🏠 Brasileiro
👕 Futsal: Candeias Clube de Turismo (PR), Votorantim (PE), Banfort (CE), Inpacel (PR), Enxuta (RS), Inter/Ulbra (RS), Atlético/Pax de Minas (MG), Vasco (RJ), Malwee/Jaraguá (SC), Futsal Cartagena (Espanha) e SC Ulbra (RS); Futebol: Grêmio
🏆 (principais) Pela Seleção Brasileira: Copa do Mundo de Futsal 92 e 96; Copa América de Futsal 92, 95, 96, 97, 98, 99 e 00. Por clubes: Liga Futsal: 96, 99 e 00; Copa Intercontinental de Futsal: 96 e 98
👑 (principais) Melhor jogador de futsal do mundo 00, 01,02; Melhor jogador da Copa do Mundo de Futsal 96 e 00; Artilheiro da Copa do Mundo de Futsal 96 e 00
Classômetro: 👔👔👔👔👔👔👔👔👔👔 (9.8)
📷: Getty Images