top of page

Sheik, Sheik, Sheik


Daniel Augusto JR/ Agência Corinthians

O classudo de hoje é um jogador polêmico e tricampeão nacional consecutivo. Marcio passos de Albuquerque completou 40 anos no último dia 6 de Setembro... Mas você não o reconhece por Márcio, mas sim como "Emerson Sheik". O jogador foi revelado pelo São Paulo. A mãe do jogador alterou a certidão de nascimento dele para que ele pudesse jogar nas categorias de base. Então, seu nome passou a ser Marcio Emerson Passos, nascido em 6 de Dezembro de 1981.

Revelado pelo São Paulo no final dos anos 90, Sheik passou por alguns times do Japão: Consadole Sapporo, Urawa Reds e o Kawasaki Frontale. No Catar, conquistou 8 títulos pelo Al-Sadd e um pelo Al-Ain. Mas foi no seu retorno ao Brasil, em 2009, que Emerson realmente ficou conhecido pela torcida. Sheik e Adriano fizeram uma dupla inesquecível e conquistaram os títulos do Campeonato Carioca e do Campeonato Brasileiro de 2009 pelo Flamengo.

Depois disso, o jogador atuou pelo Al-Ain, voltou ao Brasil e defendeu o Fluminense, foi campeão nacional,e fez o gol diante do Guarani, em 2010, que garantiu o título do time das Laranjeiras. Mas saiu do tricolor em 2011, após uma polêmica envolvendo a música Bonde do Mengão sem freio, quando o jogador foi acusado de cantar na concentração do Fluminense e teve seu contrato rescindido.

Logo após essa passagem, Sheik conquistou tudo com o terno do Corinthians, e se transformou em símbolo de raça para este que vos escreve. O atacante chegou e logo já conquistou o Brasileiro de 2011, inclusive, deu o passe para o gol de Adriano, contra o Atlético Mineiro, no Pacaembu, em uma virada espetacular. Fez um dos gols mais importantes da história do Corinthians. DOIS contra o Boca Júniors, naquela final da Libertadores de 2012, além do golaço contra o Santos, na semifinal do torneio continental. Ao lado de Guerrero, Emerson também conquistou o título Mundial.

Hoje, o camisa 47 entra esporadicamente, e até foi expulso em um jogo da Libertadores. Mas, são os últimos meses como jogador profissional de Sheik, que sempre será exaltado pelos 5 anos que defendeu a equipe de Parque São Jorge.

Por que joga de terno?

Sheik sempre foi um jogador de muita raça e também muito autêntico. Tri campeão Nacional.Aquele cara que morde o dedo do adversário na final da Libertadores, o que sai todo sujo de lama... O cara que o adversário odeia e torcida ama! Raça e personalidade sempre foram as grandes características dele em Campo... Um cara como ele fará falta dentro das quatro linhas.

👤 Emerson Passos de Albuquerque

👶 6 de Setembro de 1978

🏠 Brasileiro

👕 São Paulo, Consodale Sapporo (JAP), Kawasaki Frontale (JAP), Urawa Reds Diamonds (JAP), Al Sadd (CAT), Rennes (FRA), Flamengo, Al-Ain (EAU), Fluminense, Corinthians, Botafogo e Ponte Preta

🏆 (Principais) Copa do Japão 04 , Copa do Imperador 05 (Urawa), Campeonato do Catar 06, 07 (Sadd), Campeonato Brasileiro 09 (Flamengo), Campeonato Brasileiro 10 (Fluminense), Campeonato Brasileiro 11, Libertadores 12, Mundial de Clubes 12 (Corinthians)

👑 (principais) Jogador do Ano no Japão 03, Artilheiro do Campeonato Japonês 04, Seleção da Copa Libertadores 12 e Melhor jogador da Libertadores 12

Classômetro: 👔👔👔👔👔👔 (6.7)

bottom of page