O décimo segundo jogador
O joga de terno de hoje é um jogador gaúcho, revelado pelo Internacional. Rafael Sóbis se destacou pelo colorado entre 2005 e 2006, quando a equipe gaúcha foi vice do Campeonato Brasileiro e depois foi Campeã da Libertadores. No jogo de ida da final, marcou duas vezes no Morumbi e encaminhou o primeiro título da América da equipe gaúcha, que empatou o jogo de volta por 2x2.
Depois deste Auge, Sóbis passou pelo Betis e pelo Al-Jazera, sem repetir o protagonismo de outrora. Mas, na pausa da Copa de 2010, o atacante voltou ao clube que foi revelado e de novo foi decisivo. Desta vez no jogo de volta da Libertadores. Sóbis marcou o primeiro gol do Inter na final disputada no Beira-Rio, diante do Chivas.
Na sequência, foi desfilar com o terno do Fluminense, onde foi Campeão Brasileiro ao lado de uma constelação de astros... Fred, Deco, Thiago Neves e Emerson Sheik faziam parte do elenco campeão nacional em 2012. O tricolor carioca foi a equipe que o jogador mais defendeu. Foram 180 partidas com a camisa do tricolor carioca e 42 gols. Titular ou saindo do banco, sempre foi um jogador muito decisivo.
Ao sair do Fluminense, o jogador foi ao Tigres do México e por lá também conquistou o título Mexicano de 2015 e foi vice-campeão da Libertadores. Pela equipe mexicana foram 22 gols em 70 jogos.
Desde 2016 no Cruzeiro, o Sóbis alterna entre o time titular e reserva. O atacante é uma espécie de 12º jogador de Mano Menezes. Pela equipe mineira, conquistou a Copa do Brasil de 2017, em uma final épica diante do Flamengo.
Vale lembrar que Rafael Sóbis ainda conquistou um bronze olímpico pela Seleção Brasileira, em 2008, nas Olimpíadas de Pequim, na China.
Por que joga de terno?
Jogador de velocidade, raça e habilidade, Sóbis se destacou por não desistir em momento algum das jogadas. Fez grandes duplas de ataque, como ao lado de Fernandão e Fred conquistou títulos e foi um jogador importante em todas as equipes que jogou. Marcava quando necessário, e tinha o faro de gols como poucos. Atleta de equipe, sempre sabia onde encontrar seus companheiros e para quem ia fazer a jogada. Rafael Sóbis pode até não ser um protagonista nato, mas é aquele cara que o torcedor quer no time no seu 11 inicial para decidir uma partida, como uma espécie de talismã.
👤Rafael Augusto Sóbis do Nascimento
👶17 de junho de 1985
🏠Brasileiro
👕Internacional, Betis (ESP), Al-Jazera (EAU), Fluminense, Tigres (MEX), Cruzeiro e Seleção Brasileira
🏆(principais) Libertadores 06 e 10 (Internacional), Campeonato Brasileiro 12 (Fluminense), Apertura 2015 (Tigres), Copa do Brasil 17 (Cruzeiro)
👑(principais) Craque do Brasileirão e Bola de Prata 05, Artilheiro da Copa do Brasil 17
Classômetro: 👔👔👔👔👔👔 (6.3)
📷: Getty Images
📷: Getty Images