top of page

O galgo que nunca desiste


A vida é repleta de histórias. O futebol, que faz parte da vida de milhões de pessoas, também as trazem. Momentos de tristeza, de alegria, de luta, de superação sempre vêm à tona. Superação. É a palavra que marca a história de Jonás Gutierrez, o Galgo para os compatriotas argentinos, no futebol. O meio-campista viu sua vida mudar em três anos: 2010 era titular da Argentina na Copa do Mundo e em 2013 era diagnosticado com um câncer. Mas ele não desistiu. Aliás, não desiste e esse ano jogará a Libertadores pelo Independiente, o famoso Rei das Copas.

A história no futebol do nosso classudo de hoje começou no Vélez Sarsfield. Aos 20 anos ele estreava no Campeonato Argentino mostrando-se um meio-campista impetuoso, que podia atuar tanto pelo lado de campo, mas também como terceiro homem no meio-campo. As boas atuações o levaram para a Europa, para vestir o terno do Real Mallorca.

Mas foi no Newcastle que Jónas Guierrez viveu os melhores e os piores momentos da carreira. O Galgo chegou ao tradicional clube inglês na temporada 08/09 e logo caiu nas graças da torcida. As boas atuações com terno preto e branco do time, o levaram para a Seleção Argentina comandada por Diego Maradona. Na preparação para a Copa do Mundo, Dieguito chegou a declarar que a seleção seria "Messi, Mascherano, Jonas Gutierrez e mais oito".

Após a Copa do Mundo, o Galgo retornou ao Newcastle com ainda mais moral e chegou a ser capitão em alguns jogos do time. Era o auge de sua carreira! Mas a vida é imprevisível, e em 2013 Gutierrez foi diagnosticado com o câncer no testículo. Recebeu pouca ajuda do time que ele tanto honrou a camisa e foi se recuperar na Argentina, perto da família.

Em dois anos, o atleta estava pronto para voltar a jogar e queria honrar o carinho que nunca faltaram dos torcedores do Newcastle. Mais imprevisível que a sua doença, foi a volta aos gramados. Na rodada final do Campeonato Inglês 14/15, com o time correndo riscos de rebaixamento, Jonás Gutierrez entrou na partida. Com a vibração e raça de sempre ajudou na vitória com um gol e uma assistência.

Explodiu os torcedores de alegria, se emocionou e jurou amor ao futebol e ao Newcastle. Mas a demonstração de carinho não comoveram os frios magnatas e dirigentes donos do time. Na temporada seguinte, Jonás Gutierrez teve o contrato rescindido e o clube que ele salvou, virou-lhe as costas.

Mas o Galgo nunca desiste! Voltou à Argentina e está pronto para escrever mais algumas páginas em sua história pelo Independiente.

Por que joga de terno?

Para além da bela história que Jonás Gutierrez tem no futebol, dentro das quatro linhas ele sempre foi um jogador de boas atuações. Disciplinado taticamente e de uma raça gigante, é tarimbado como um dos grandes jogadores da Argentina. Ao se despedir do Newcastle, ele publicou no Twtter: “Duas coisas que aprendi com a minha doença: como apoiar um jogador (torcedores do Newcastle) e como deixar um jogador sozinho (dono do Newcastle)”.

👤 Jonás Manuel Gutiérrez

👶 5 de julho de 1983 (34 anos)

🏠 Argentino

👕 Vélez Sarsfield, Real Mallorca, Newcastle, Deportivo La Coruña, Defensa y Justicia, Indepediente, Seleção Argentina.

🏆 Copa Sul-Americana 17 (Indepediente)

👑 Sem títulos individuais de destaque

Classômetro: 👔👔👔👔👔👔 (6)

📷Michael Regan/Getty Images Europe

bottom of page