top of page

A torre finlandesa


Você pode conhecer pouco ou quase nada do futebol finlandês, mas se acompanhou o Liverpool na década passada, certamente já ouviu falar do perfilado de hoje do JdT. Sami Hyypia defendeu o terno dos Reds por 10 anos e é o último grande jogador da Finlândia a desfilar seu futebol pelos grandes estádios da Europa. O zagueiro defendeu a seleção nórdica por incríveis 18 anos e ainda passou pelo Bayer Leverkusen antes de encerrar sua vitoriosa carreira.

Essa trajetória começou nos gélidos campos finlandeses, claro. Hyypia fez sua estreia profissional com apenas 16 anos, no pequeno PaPe. Por lá, ele ficou pouco tempo, indo ao Kumu no ano seguinte. No novo clube, também ficou apenas uma temporada. Seu desempenho era bom, e em 1992 foi ao MyPa, de maior projeção. Foram três anos de dedicação ao time, que renderam títulos e visibilidade. No ano de estreia, já veio a primeira Copa da Finlândia, junto de Jari Litmanen, e a primeira convocação à seleção. Em 1995, outro título da copa. A partir daí, a liga finlandesa já era pequena demais para Hyypia.

Veio então a transferência ao Willem II, da Holanda. Foram quatro anos nos Países Baixos, todos bem jogados. Sami virou ídolo rapidamente e levou o modesto clube à Champions League em seu último ano, quando também foi considerado o jogador da temporada da equipe. A tristeza para os torcedores do Willem II foi a partida de Hyypia antes mesmo de o time disputar a competição, já que o zagueiro já atraira a atenção de clubes ainda maiores. Em maio de 1999, assinou com o gigante inglês Liverpool, pelo qual torcia quando criança. E foi uma bagatela: apenas 2,6 milhões de libras.

Vindo de um pequeno time holandês e nascido em um país com pouca tradição no futebol, Hyypia enfrentou desconfiança da torcida quando chegou. Mas isso logo viria a mudar. Já nas primeiras partidas pelos Reds, conquistou a titularidade. Na temporada seguinte, foi um dos capitães do time ao lado de Robbie Fowler na ausência de Jamie Redknapp. A parceria se mostrou um sucesso: ganharam a tríplice coroa da FA Cup, Copa da Liga e Copa da UEFA. Outra trinca viria no período de 2001 até 2003, quando ganhou o prêmio de jogador finlandês do ano consecutivamente.

Em 2005, já com Rafa Benítez no comando técnico e Steven Gerrard como capitão, Hyypia foi acompanhado de Jamie Carragher no miolo de zaga que deu a solidez defensiva para o título da Champions League. Foi o momento máximo da carreira de todos eles, após a emocionante final contra o Milan que ficou conhecida como o Milagre de Istambul. Dois anos depois, os Reds voltariam a disputar o título contra os milanistas, mas na revanche os italianos levaram a melhor. 2009 marcou sua última temporada com o time inglês, do qual saiu como grande ídolo para jogar na Alemanha pelo Bayer Leverkusen.

Pela equipe germânica, Hyypia mostrou que ainda tinha lenha para queimar mesmo no final da carreira. Na concorrida Bundesliga, foi um dos destaques de um Leverkusen que terminou o campeonato na quarta colocação, ficando de fora da Champions League por apenas um lugar. Ainda assim, Sami foi eleito o zagueiro do campeonato pela revista kicker e integrou a seleção daquela temporada. A época seguinte foi a última de Hyypia como jogador de futebol. Recém aposentado, o finlandês com o segundo maior número de jogos pela selação viria a se tornar auxiliar do próprio Leverkusen e treinaria a equipe anos mais tarde. Hoje, está sem clube.

Por que jogava de terno?

Defensor alto e forte, Hyypia aliava bons atributos físicos a uma habilidade pouco comum para alguém da posição. Tinha bom controle de bola e era competente na saída de jogo, embora não seja um daqueles zagueiros que assombram com a bola no pé. Sua principal qualidade ofensiva era mesmo o cabeceio, que rendeu alguns gols ao longo dos anos. Defensivamente, era igualmente intransponível pelo alto, mas também bom na marcação individual. Além disso, tinha excelente senso de posicionamento e grande liderança, que fez dele capitão e referência por onde passou.

👤 Sami Tuomas Hyypiä

👶 7 de outubro de 1973 (44 anos)

🏠 Finlandês

👕 PaPe (FIN), Kumu (FIN), MyPa (FIN), Willem II (HOL), Liverpool (ING), Bayer Leverkusen (ALE) e Seleção Finlandesa.

🏆(principais) Copa da Finlândia 92 e 95 (MyPa); FA Cup 00/01 e 05/06, Copa da Liga Inglesa 00/01 e 02/03, Copa da UEFA 00/01 e Liga dos Campeões da UEFA 04/05 (Liverpool)

👑 Seleção do ano da UEFA 01; Esportista Finlandês do ano 01; Seleção do Ano do Campeonato Inglês 99/00 e 01/02; Futebolista Finlandês do ano 99, 00, 01, 02, 03, 05, 06, 08, 09, e 10.

Classômetro: 👔 👔 👔 👔 👔 👔 (6,5)

bottom of page