Muito prazer, meu nome é França
Hoje no tapete sagrado do JdT, escalamos mais um atacante. O nome dele? Françoaldo Sena de Souza, ou simplesmente França.
França surgiu no cenário nacional em 1996, contratado pelo São Paulo, o jovem do Maranhão era reserva de Muller e Almir no Paulistão, em que marcou oito gols. Foram seis anos de São Paulo que fizeram dele o quinto maior artilheiro da historia do tricolor paulista e lhe renderam também algumas convocações para a Seleção.
Em sua primeira temporada no Bayer Leverkusen, França não repetiu o rápido sucesso, chegando a ser reserva grande parte da temporada. Porém, na temporada seguinte, França foi titular e peça importante levando o Bayer Leverkusen ao 3ºlugar da Bundesliga, sendo o líder de assistências ao final do campeonato com 14 passes para gol.
França também foi ídolo no Japão, onde fez quase toda sua história vestindo o terno do Kashiwa Reysol e antes de encerrar sua carreira fez mais cinco partidas pelo Yokohama FC. Apesar de ter recebido a proposta de alguns clubes para voltar para sua terra natal, o Japão conquistou o coração de França, que mesmo após a sua aposentadoria continua morando lá.
Por que jogava de terno?
Com muita facilidade dentro da área, era bastante decisivo e habilidoso. Entre 99 e 2000 teve participações em alguns jogos da seleção brasileira em uma época de grande concorrência para vaga no ataque da amarelinha. Foi importante para o São Paulo de 97 a 99 sendo talvez o maior nome do clube naquele período. No Japão é ídolo e teve gols memoráveis na terra do sol nascente.
👤 Françoaldo Sena de Souza
👶 2 de março de 1976 (41 anos)
🏠 Brasileiro
👕 Nacional (AM), XV de Jaú, São Paulo, Bayer Leverkusen, Kashiwa Reysol, Yokohama FC
🏆 Torneio Rio-São Paulo 01, Campeonato Paulista 98 e 00 (São Paulo)
👑 Sem títulos individuais de destaque
Classômetro: 👔👔👔👔👔👔 (6,6)