top of page

Estrela Solitária - Um brasileiro chamado Garrincha


O livro "Estrela Solitária - Um Brasileiro Chamado Garrincha" é tido como uma das melhores biografias já publicadas no Brasil. Através de 500 entrevistas com 170 pessoas, Ruy Castro destrincha a história de vida de Garrincha, um dos maiores ídolos do futebol brasileiro, e o torna em um personagem de diversas faces e fases. Publicado em 1995, foi proibido de ser comercializado pela família de Garrincha durante mais de uma década por ser considerado muito "intenso". O livro venceu o Prêmio Jabuti, em 1996, na categoria de Livro do Ano de Não-Ficção e alcançou as principais colocações na classificação de vendas do mesmo ano.

Engana-se quem pensa que a biografia se prende ao jogador Garrincha. Ele foi muito mais do que simplesmente um ídolo nacional. E Ruy Castro é bem hábil para tratar da narrativa de seu personagem: Garrincha é também o menino de pernas tortas e de infância pobre, é a criança com raízes indígenas e "incontrolável" perante aos olhos dos brancos, é também o desconhecido prodígio no meio de estrelas do mundo do futebol. Depois é o ídolo. E por fim, é o vilão que abandona toda sua família. As diversas mudanças na história da vida de Garrincha inquietam de tal forma que deixam a sensação de que ele fora personagem quase que folclórico de nosso país.

É claro que o papel esportivo de Garrincha está bem evidente em todo o livro. Suas histórias cômicas de início de Botafogo, incluindo o suposto "baile" em Nilton Santos em seu primeiro treino, suas peripécias e também seu interminável talento estão presentes. Mais do que presentes. Em uma passagem do livro Ruy relata o quão Garrincha era desleixado com tudo (e principalmente com o futebol): em meio a Copa do Mundo de 1958 ele simplesmente chama o campeonato de "sem graça" e fala que a Taça Guanabara era muito mais "legal". Motivo? A Taça Guanabara tinha dois turnos. E a Copa do Mundo só uns "joguinhos".

Vale a pena a leitura?

"Estrela Solitária" é, sem dúvida alguma, uma das grandes biografias já escritas no Brasil. Para os admiradores do gênero, Ruy Castro é capaz de destrinchar a vida de Garrincha de ponta a ponta. Aos apaixonados pelo esporte e pelo próprio Garrincha, vale a sensação de conhecer o mito e o personagem rico de histórias grandiosas e de verdadeiros desastres. A leitura nos leva ao fascínio pelo grande jogador que foi e ao sentimento de impotência pelo que ocorreu depois de sua grande carreira. Ruy Castro e Garrincha formam uma verdadeira dupla dinâmica capaz de prender-nos na leitura do livro.

Avaliação:

✏✏✏✏✏✏✏✏✏ (9,5)

📖 Estrela Solitária (536 páginas)

📝 Ruy Castro

📅 1995

📚 Companhia das Letras

💵 R$ 51,90 + frete (Saraiva)

bottom of page