top of page

Eu, Zlatan


Zlatan Ibrahimovic é daqueles craques que dividem opiniões. Muitos se rendem às habilidades do craque de 1,92m. Outros tantos acham ele arrogante e superestimado. Alguns nem acham um craque. Nós já escrevemos sobre ele aqui no JdT quando ainda estava prestes a vestir mais um terno de um grande clube, o Manchester United (clique aqui para ler). Mas quando começou a carreira, no modesto Malmö FF ainda nem sonhava em jogar em um grande clube europeu. Aliás, sonhava sim. Não era grande apenas na altura, mas na ambição. Por isso, desde ainda jovem, tinha cada passo registrado para caso se tornasse um grande craque um dia. O que de fato aconteceu. Do compilado desses primeiros registros surgiu o documentário "Becoming Zlatan" (algo como "se tornando Zlatan", em tradução livre) lançado em 2016 pela Auto Images.

Em cerca de 1h40 a história de Ibra é contada em uma linha do tempo não linear que dura cerca de 3 anos, Desde o seu começo na Suécia até a ascensão no Ajax e a posterior venda para a Juventus. Os primeiros minutos são excelentes para quem gosta de conhecer os bastidores do futebol. Ibra chega ao aeroporto de Amsterdam como mais novo reforço do Ajax, contratado por 9 milhões de euros. Muito jovem, tímido e um pouco perdido, ele é auxiliado de perto por seu empresário, inclusive com dicas com relação a dinheiro e até ao uso da camisa 9. Algo inimaginável de se ver na chegada de Neymar ao PSG, por exemplo.

Entre entrevistas sem qualquer modéstia - às vezes de forma exagerada e a prática de quem fala de si na 3ª pessoa - gols e algumas expulsões vai se formando o personagem Ibrahimovic que vai deixando de ser um jovem jogador desconhecido na Suécia para se tornar uma jovem promessa na Holanda. Nos depoimentos dos colegas de profissão (poucos, aliás), nada muito diferente disso. Às vezes arrogante, prepotente, individualista e com temperamento difícil de lidar. E goleador.

Mas também tem o lado do jogador que vivia em uma pequena casa em Amsterdam com a namorada, fã de jogos no computador e que não saía muito de casa devido ao assédio dos fãs que sempre lhe pediam autógrafos. E ele sempre dava.

Vale a pena assistir?

Para um jogador tão vaidoso como Zlatan Ibrahimovic não é de se espantar que quisesse ter a sua história contada em vídeo. Mas sua história, afinal, não é muito diferente de muitos outros jogadores que começaram por baixo e se tornaram craque e ídolo. Surge em um pequeno clube do seu país natal, é contratado a peso de ouro por um grande clube europeu, começa timidamente na primeira temporada e começa a brilhar a partir da segunda. Histórias como essa a gente conta aqui quase que diariamente. A diferença é que estes não se tornaram Zlatan Ibrahimovic. Neste caso há ainda o (des)tempero das entrevistas cheias de marra e o temperamento difícil de lidar. Até hoje. Goste você ou não, o fato é que Ibrahimovic é um dos maiores centroavantes deste século. Aliás, em tempos de "falso 9", Ibrahimovic é um dos poucos a ainda fazer valer a mística da camisa 9 como um verdadeiro centroavante goleador. Portanto, se você é fã de fato vale a pena, sim. Mas não espere muito. É como se esse documentário tivesse sido feito mais para o próprio Zlatan do que para, de fato, os fãs.

🎥 Becoming Zlatan

👤🎥 Fredrik Gertten e Magnus Gertten

📅 2016

💻 Netflix

Avaliação: 🎬🎬🎬🎬🎬 (5,5)


bottom of page