top of page

O xerife de Manchester


Se o Manchester United de Sir Alex Ferguson ganhou tudo, muito se deve ao equilíbrio e mentalidade dos times comandados pelo mítico treinador. Na base defensiva dos Red Devils, um dos nomes de maior destaque é Rio Ferdinand. Ao lado de Nemanja Vidic, o inglês formou uma dupla de zaga que foi considerada uma das melhores do mundo na década passada. Durante o seu período no United e no English Team, Ferdinand desfilou classe, liderança e eficiência, e se consolidou como um dos maiores defensores do futebol contemporâneo.

O pontapé inicial de sua carreira foi no West Ham, celeiro de futuros craques da Premier League. Profissionalizou-se em 1996, aos 18, e rapidamente virou ídolo. Já no seu segundo ano nos Hammers foi eleito o jogador da equipe, após rápido empréstimo ao Bournemouth. Não à toa, veio a convocação à seleção inglesa, tornando-o o defensor mais jovem a atuar pelos Three Lions à época. Conquistou a Copa Intertoto em 1999 com o time de Londres e seu potencial não passou despercebido na janela de transferências de 2000, quando foi contratado pelo Leeds por 18 milhões de libras, recorde mundial para um zagueiro. Ficou no time branco por dois anos, mas as maiores conquistas foram a braçadeira de capitão em 2001 e o título de melhor jogador da equipe em 2002.

Após sua segunda Copa do Mundo com a Inglaterra, sendo a primeira como titular, ficou claro que o futebol de Ferdinand estava além das possibilidades do Leeds. Foi aí, então, que Rio deu seu maior e mais importante passo: batendo outro recorde de transferências, foi para o Manchester United por 30 milhões de libras. Em Old Trafford, o defensor construiu sua extensa sala de troféus. Já na temporada de estreia, conquistou a Premier League e se firmou como líder do miolo de zaga dos Red Devils. Em 2005/06, faturou a Copa da Liga Inglesa. No ano seguinte, veio o segundo campeonato inglês. Mas Alex Ferguson já ansiava por maiores voos fora da Grã-Bretanha.

Foi na temporada 2007/08 que o técnico escocês e seus comandados mataram a fome de títulos internacionais. Após assegurar outro campeonato doméstico, o United enfrentou o conterrâneo Chelsea na final da Champions League. Em jogo equilibrado, foi preciso decidir o campeão nos pênaltis após empate de 1 a 1. Melhor para o time vermelho, que conquistou sua terceira “Orelhuda” com Cristiano Ronaldo, Rooney, Tevez, Scholes, Giggs e van der Sar. E ainda melhor para Ferdinand, que pôde levantar o caneco como sucessor de Gary Neville como capitão. No Mundial Interclubes, dever de casa feito e troféu assegurado após vitória de 1 a 0 sobre a LDU.

Depois dos títulos europeu e mundial em 2008, a sorte não sorriu para Rio e os Red Devils em torneios internacionais. O zagueiro perdeu a Copa do Mundo de 2010 por lesão e o United foi vice da Champions em 2009 e 2011, perdendo ambas para o Barcelona de Messi e Guardiola. Como consolo, a equipe conquistou mais três canecos da Premier League e duas Copas da Liga até 2013. No ano seguinte, o Manchester perdeu Alex Ferguson. Ferdinand, rendimento. A idade chegou e começou a afetar seu desempenho. Foi sua última temporada pela equipe, a qual deixou para encerrar a carreira numa passagem de um ano pelo Queens Park Rangers. Por que jogava de terno?

Zagueiro clássico e completo, Ferdinand se destacava em todos os fundamentos exigidos para um beque de classe mundial. Alto e forte, era perigoso na bola aérea e raramente perdia uma dividida. Apesar do tamanho, era extremamente eficiente no um contra um e podia marcar individualmente até os mais habilidosos atacantes. Ótimo no desarme, Rio também sabia jogar com a bola no pé, tendo bom nível técnico e eficiente saída de bola. Um pilar e líder do United campeão de tudo.

👤 Rio Gavin Ferdinand

👶 7 de novembro de 1978 (38 anos)

🏠 Inglês

👕 West Ham, Bournemouth, Leeds United, Manchester United, Queens Park Rangers e Seleção Inglesa

🏆 Copa Intertoto da UEFA 1999 (West Ham); Campeonato Inglês 02/03, 06/07, 07/08, 08/09, 10/11, 12/13; Copa da Liga Inglesa 05/06, 08/09, 09/10; Liga dos Campeões da UEFA 07/08 e Mundial Interclubes 08 (Manchester United)

👑 Melhor Jogador do West Ham 97/98; Melhor Jogador do Leeds 01/02; Seleção da Temporada da Premier League 01/02, 04/05, 06/07, 07/08, 08/09, 12/13; Seleção da Temporada Revista ESM 07/08; Seleção da Temporada da FIFA 07/08.

Classômetro 👔👔👔👔👔👔👔 (7,6)

bottom of page