O goleador dos antípodas
Wynton Rufer é sem duvida o jogador neozelandês mais conhecido do futebol mundial, jogador de topo na Suíça e na Alemanha, onde ao serviço do Werder Bremen brilhou e conquistou títulos. Na seleção esteve presente no mundial de 1982, a primeira presença dos "kiwis" numa fase final de um mundial. E foi considerado pela Federação de Futebol da Oceania como o melhor jogador da Oceania do século XX.
Wynton Alan Whai Rufer nasceu em Wellington, capital da Nova Zelândia, filho de um emigrante suíço e de uma maori. Desde pequeno que descobriu a paixão pelo futebol, certamente incentivado pelo pai, coisa estranha num país que vive e respira Rugby.
Jogou no Wellington Diamond United, Stop Out e nos Miramar Rangers, tendo sido votado como o melhor jogador de futebol do país em 1981 e 1982. Nesse ano, os all whites, nome pelo qual é conhecida a seleção neozelandesa de futebol conseguiu qualificar-se pela primeira vez para uma Copa do Mundo.
Antes do mundial, o técnico do Norwich City ficou impressionado com as suas capacidades e convidou-o para treinar por experiência em Norfolk, tendo convencido os dirigentes do clube, que o convidaram a assinar o seu primeiro contrato profissional, o primeiro que algum jogador neozelandês de futebol assinava.
Contudo não teria autorização de trabalho das autoridades britânicas e acabou por ter de esperar um ano antes, de assinar pelos suíços do FC Zürich.
Durante sete temporadas Rufer fez nome na liga helvética. Em quatro anos jogou 100 vezes pelo FC Zürich, onde marcou 43 gols, passou duas temporadas no FC Aarau e uma no Grasshopper de Zurique, onde continuou a ser sinônimo de gol, tendo apontado mais de cem gols no Campeonato Nacional Suíço.
No verão de 1989, foi contratado para o Werder Bremen, clube pelo qual foi artilheiro da Liga dos Campeões da UEFA de 1993/94, o único jogador da Oceania com esta marca, e onde conquistou uma Copa da Alemanha e uma Recopa Europeia; e pelo Kaiserslautern.
Votado como o melhor jogador da Oceania em 1989, 1990 e 1992, ao final da temporada 1994/95, já com 32 anos, fechou contrato com o JEF United, do Japão. Com 27 gols em 43 jogos, conseguiu retornar ao futebol europeu ao assinar com o Kaiserslautern em 1997. No FCK, marcou 4 gols em 14 jogos, colaborando na conquista do título da Bundesliga. No mesmo ano, retornou ao futebol neozelandês, onde atuaria por mais cinco temporadas com as camisas de Central United, North Shore e New Zealand Knights, clube no qual se aposentou em 2002, pouco antes de completar 40 anos.
Por que jogava de terno?
Se os habitantes das regiões antípodas caminhavam "ao contrário", o neozelandês Wynton Rufer mostrou que a sua direção certa era o gol. Único jogador da Oceania a se tornar artilheiro de uma liga dos campeões, Rufer ainda brilhou nas terras inglesas, alemãs e suíça, maior jogador de todos os tempos do futebol da Oceania ainda levou a Nova Zelândia para a sua primeira participação em Copa do Mundo.
👤 Wynton Alan Whai Rufer
👶 29 de dezembro de 1962 (54 anos)
🏠 Neozelandês
👕 Diamond ,Rangers, Central United North Shoore, Kings (NZL), Norwich (ING), FC Zurick, Aarau, Grasshoper (SUI), Werder Bremen, Kaiserslautern (ALE) e Seleção Neozelandesa
🏆 (Principais) Copa dos vencedores 92/93, Bundesliga 92/93 e Copa da Alemanha 90/91 e 93/94 (Werder Bremen)
👑 Melhor jogador da Oceania 1989,1990 e 1992
Classômetro: 👔 👔 👔 👔 👔 👔 (6,5)