top of page

Heroi de 2005


Jogador de futebol São Paulo Mineiro

Quando o São Paulo enfrentou o Liverpool na badalada final do Mundial Interclubes de 2005, um novo herói surgiria ao fim da partida. Era Carlos Luciano da Silva, o Mineiro, autor do gol da vitória que deu um banho de água fria na empolgação dos ingleses.

E não, ele não era de Minas. Nascido em Porto Alegre, surgiu nas categorias de base do Internacional e despontou na base Rio Branco de Americana, de São Paulo. Dono de passes precisos e ótimo ladrão de bolas, foi logo sondado por times de maiores expressões no profissional.

E foi no São Paulo que Mineiro apareceu para o Mundo. E não só pelo gol na final do mundial, o volante, sempre regular, começou a vestir o terno Canarinho com frequentes convocações pelo então técnico Dunga.

E claro, que os times europeus "cresceram os olhos". em 2007 o Herta Berlin levou o jogador e ficou por lá por uma temporada. Até que o Chelsea, comandado por Luiz Felipe Scolari, surpreendentemente o contratou.

Mas o técnico que o indicou caiu dois meses depois da chegada de Mineiro e a passagem do jogador em campos ingleses foi curta. Jogou apenas dois jogos na temporada e retornou para a Alemanha, dessa vez para o Schalke 04. Aposentou em 2012, jogando pelo TuS Koblenz, também alemão.

Por que jogava de terno?

Volante veloz, exímio ladrão de bola. Características que o fizeram ser contratado pelo São Paulo em 2005, onde foi um dos heróis do título mundial.

👤 Carlos Luciano da Silva

👶 2 de agosto de 1975 (41 anos)

🏠 Brasileiro

👕 Guarani, Ponte Preta, São Caetano, São Paulo, Hertha Berlim, Chelsea, Schalke 04, TuS Koblez e Seleção Brasileira

🏆 Campeonato Paulista: 04 (São Caetano), 05 (São Paulo); Campeonato Brasileiro: 05 (São Paulo); Copa da Inglaterra: 09 (Chelsea); Copa Libertadores da América: 05; Mundial de Clubes da FIFA (São Paulo); Copa América: 07 (Seleção Brasileira).

👑 Seleção do Campeonato Brasileiro: 06; Bola de Prata: 00, 04, 05 e 06.

Classômetro: 👔👔👔👔👔 (5,8)

bottom of page