top of page

Um ídolo em Benfica


Em Portugal a paixão pelo futebol é grande, quase parecida com o que vemos aqui no Brasil. É por isso que, vez ou outra, surgem bons jogadores da terrinha no cenário mundial. Um deles é Nuno Gomes, atacante que fez história pelo Benfica e na Seleção Portuguesa. Desde jovem, mais precisamente com 15 anos, o gajo defendeu as cores de seu país nas categorias de base. Uma promessa que se esperava muito, talvez por isso frustrou um pouco os portugueses.

Nosso classudo foi revelado no Boa Vista e era o atacante titular da equipe com menos de 20 anos. Era eficiente no ataque, rápido com a bola nos pés e a pontaria apurada na hora de finalizar. Logo chamou a atenção do Benfica, clube por onde fez história. Em duas passagens pelo time da Luz, Nuno Gomes disputou 399 partidas e marcou 166 gols.

Acostumado a vestir o terno da Seleção Portuguesa, Nuno Gomes foi um dos destaques da Euro 00 na campanha que levou a equipe nacional até as semifinais. Os gols decisivos do atacante enchiam os portugueses de esperança, que vislumbravam ser ele o substituto ideal para Pauleta que estava perto da aposentadoria. O que não aconteceu, porque com o passar dos anos o classudo foi perdendo espaço nas convocações, principalmente pela boa fase de Hugo Almeida e Liedson.

Nuno Gomes que no começo da carreira dava amostras de um jogador histórico, mas acabou não marcando seu nome na história do futebol mundial. Em Portugal, tem o apreço dos torcedores, principalmente os do Benfica. Depois de pendurar as chuteiras, o classudo continua no meio futebolístico, atuando como dirigente do clube que é ídolo.

Por que jogava de terno?

Rápido, finalizador e decisivo. O começo da carreira de Nuno Gomes foi impressionante, principalmente pela sua maturidade para atuar bem em grandes jogos. Sua trajetória no futebol foi irregular, ainda assim ofereceu bem seus serviços nos clubes que passou.

👤 Nuno Miguel Soares Pereira Ribeiro

👶 5 de julho de 1976 (40 anos)

🏠 Português

👕 Boavista, Benfica, Fiorentina, Sporting, Blackburn Rovers e Seleção Portuguesa.

🏆 (principais) Copa de Portugal 97 (Boavista); Copa de Portugal 04, Taça da Liga de Portugal 08/09, 09/10, 10/11, Campeonato Português 04/05 e 09/10 (Benfica); Copa da Itália 00/01 (Fiorentina).

👑 sem prêmios individuais de destaque

Classômetro: 👔👔👔👔👔👔 (5,8)

bottom of page