top of page

Exemplo dentro e fora dos gramados


Jogador de futebol Abidal

O JdT de hoje relembra a carreira de um colecionador de títulos. Mas além do talento dentro das quatro linhas, o jogador provou também ter determinação para superar obstáculos. O classudo desta terça é Éric Abidal.

Nascido em Saint-Genis-Laval, na França, o lateral profissionalizou-se no Mônaco, em 2000. Após duas temporadas, Abidal foi emprestado ao Lille. O bom futebol do francês despertou o interesse do Lyon, onde mais tarde se tornaria tricampeão nacional. Nesse período foi convocado pela primeira vez para defender as cores do seu país. Foram quase 10 anos a serviço da seleção francesa. Abidal estava na equipe vice-campeã mundial em 2006, na Alemanha.

Em 2007 Abidal chegou à Catalunha. No Barcelona permaneceu por seis temporadas. Jogando ao lado de Puyol, Messi e Iniesta, o classudo conquistaria títulos importantes como o Campeonato Espanhol e a Liga dos Campeões da Europa. Em 2011, Abidal foi diagnosticado com um tumor no fígado, passando pouco tempo depois por um transplante. Após um longo tempo de recuperação longe dos gramados, o lateral superou a doença, recuperou a forma física e voltou ao futebol. Durante seu tratamento recebeu diversas manifestações de solidariedade, tanto dos companheiros de equipe e de seleção, quanto dos adversários. O momento vivido por Abidal provou mais uma vez “que não é só futebol”!

Poucos meses após a descoberta da doença, o Barcelona chegaria a final da Liga dos Campeões contra o Manchester United. A equipe catalã venceu os ingleses por 3x1 e Puyol, eterno capitão do Barcelona, passou a faixa ao lateral para que Abidal pudesse levantar a taça.

De volta ao Mônaco, clube que o revelou, Abidal se tornou homem de confiança do técnico Claudio Ranieri. O craque mostrou que ainda tinha muito a oferecer ao futebol e suas boas atuações o levaram de volta à seleção francesa. Em 2014 Abidal chegou à Grécia, para defender o Olympiacos, onde meses depois pendurou as chuteiras.

Por que jogava de terno?

Guardião da lateral esquerda, Abidal possui uma linda história de superação e luta, capaz de inspirar a todos dentro e fora do mundo do futebol. Com exímia consciência defensiva e ótima visão de jogo, o lateral foi importante para o esquema tático de todas as equipes que atuou.

👤 Éric Sylvain Abidal

👶 11 de setembro de 1979 (37 anos)

🏠 Francês

👕 Mônaco, Lille, Lyon, Barcelona, Olympiacos e Seleção Francesa

🏆 (Principais) Liga dos Campeões 11, Mundial de Clubes 11 e Campeonato Espanhol 09, 10, 11 e 12 (Barcelona), Campeonato Francês 05, 06 e 07 (Lyon)

👑 sem prêmios individuais de destaque

Classômetro: 👔👔👔👔👔👔 (6,5)

bottom of page