Lenda polaca
Não é porque a Polônia não tem uma significativa história no futebol que ela não tem nada para mostrar. Pelo contrário e enga-se terrivelmente quem falar que só Robert Lewandowski se sobressai ou se sobressaiu com o terno polaco. Entre Kazimierz Deyna ou o grande Zbigniew Boniek, podemos destacar Grzegorz Lato.
Lato não passou despercebido. Deu nome a uma das maiores gerações da Polônia no esporte, na década de 70. Sua carreira deu-se quase por completo vestindo o terno do Stal Mielec. Foi lá onde começou e estourou. Sua velocidade era sua principal arma, mas não só. Seus gols fizeram com que aquela geração da polaca fosse sempre conhecida.
A começar pela Medalha de Ouro nas Olimpíadas de 1972, em Munique. Naquela época, o esquadrão polaco contava ainda com nomes fortes, como o já citado Deyna. A força do time, que se resumiam quase sempre em gols de Lato fizeram o time conquistar um incrível terceiro lugar na Copa de 1974, com o ponta-direito sendo o artilheiro (7 gols) - o último marcado sobre o então campeão Brasil - e o melhor ataque da fase inicial, 12 gols. E não parou por ai. A Polônia ainda chegaria às finais das Olimpíadas de 78, mas agora alcançando a medalha de prata.
Em solo polonês, Lato virou lenda. Além de dois títulos nacionais, era uma das referências do esporte. Ao final da sua carreira, foi o jogador que mais vestiu o terno polaco, além de ser, ainda hoje, um dos maiores artilheiros, com 45 gols.
Depois de se aposentar, Lato além de treinador, foi uma importante figura política, dentro do esporte ou fora: foi presidente da PZPN, Federação Polonesa de Futebol e Senador no pais. Ajudou a organizar a Euro de 12, quando seu país co-organizou a competição com a Ucrânia.
Por que jogava de terno?
Um dos maiores artilheiros da Polônia, Lato marcou época com sua velocidade e pontaria. Ainda é um dos maiores vestindo a camisa polaca.
👤 Grzegorz Lato
👶 8 de abril de 1950 (67 anos)
🏠 Polônia
👕 Stal Mielec-POL, KSC Lokeren-BEL, CF Atalante-MEX e Seleção polonesa.
🏆 Campeonato polonês de Futebol: 73 e 76 (Stal Mielec); Medalha de Ouro nas Olimpíadas de 72 (Seleção Polonesa).
👑 Artilheiro da Copa do Mundo de 1974
Classômetro: 👔👔👔👔👔👔👔 (7,3)