Márcio Araújo: Por que ele é titular?
O que dizer sobre Márcio Araújo? Titular em grandes equipes como Atlético-MG, Palmeiras e Flamengo durante toda sua carreira, entretanto sempre contestado. Daqueles jogadores “invisíveis” que são os guardiões da faixa de campo em frente aos zagueiros. O maranhense de jeito simples é pouco midiático e em suas entrevistas tem a fala mansa e objetiva. Talvez por isso não é um querido das torcidas. De fato, não é um classudo propriamente dito, porque se destaca pelos desarmes e passes curtos na construção de jogo. Contudo, o JdT considera importante refletir o futebol para além de grandes craques.
Acontece que o caso Márcio Araújo merece ser observado com mais afinco. Despontou para o futebol nacional em 04, quando chegou ao Galo. Foi bem na campanha do time mineiro em 06 e foi transferido ao Japão. Voltou a vestir o terno alvinegro em 08, ano do centenário do Galo e só não era titular quando estava suspenso ou contundido. A torcida do Galo discordava da titularidade e pegava no pé do atleta durante os jogos.
Ao fim da temporada, foi contratado pelo Palmeiras e adivinhem? Foi titular desde sua chegada, durante quatro temporadas e com diferentes técnicos. A torcida alviverde não concordava sempre com a titularidade e o jogador era criticado jogo a jogo. Se atuava bem, pouco se falava. Uma má atuação, as críticas vinham de todos os lados e, por vezes, era motivo de chacota pela opinião pública.
Chegou então ao Flamengo, em 14, já com a pressão de uma das maiores torcidas do Brasil. Não preciso contar no novo clube, foi titular na maioria dos jogos que esteve à disposição. Foi herói da conquista do Campeonato Carioca do mesmo ano, quando marcou o gol de empate sobre o Vasco, que deu o título ao Mengão. Na atual temporada, com a chegada de Rômulo, imaginou-se que ele iria enfim para o banco de reservas. Não foi o caso. Márcio Araújo vem colecionando boas atuações, especialmente na Libertadores e já é chamado pelos rubros-negros de Toni Kroos da Gávea.
Para finalizar, seguem alguns números que comprovam que Márcio Araújo merece um pouquinho mais de respeito: no Galo são 224 jogos, no Palmeiras 252 partidas e no Flamengo, até então, são 172. Ninguém é titular absoluto em três grandes times por acaso, né?
Por que joga de terno?
Mais que responder esta pergunta, precisamos responder o questionamento do título deste texto. Sem dúvidas é um jogador raçudo e dedicado que sempre honra os ternos que veste. Se é leão de treino e cai nas graças do técnico, é também um leão em campo e auxilia seus companheiros, mesmo com suas limitações.
👤 Márcio Rodrigues Araújo
👶 11 de junho de 1984 (32 anos)
🏠 Brasileiro
👕 Corinthians Alagoano, Atlético-MG, Guarani, Kashiwa Reysol (JAP), Palmeiras e Flamengo.
🏆 Campeonato Mineiro 07, Campeonato Brasileiro série B 06 (Atlético-MG); Copa do Brasil 12, Campeonato Brasileiro série B 13 (Palmeiras); Campeonato Carioca 14 e 17 (Flamengo).
👑 Sem premiações individuais de destaque
Classômetro: 👔 👔 👔 👔 👔 (5,1)