O melhor daquele melhor time de Novo Hamburgo
O JdT traz hoje um classudo como homenagem ao campeão estadual gaúcho de 2017, o Novo Hamburgo. Raul Klein é considerado um dos melhores jogadores da história do clube em uma época que o Noia nem usava esse nome.
O Novo Hamburgo, por questões políticas datadas da Segunda Guerra Mundial e a relação do clube com referência alemã, mudou de nome em 1944 para Esporte Clube Floriano em alusão ao segundo presidente do país, Marechal Floriano Peixoto. Como Floriano, o clube se projetou no futebol gaúcho. Em 1952, o melhor time da história para muitos torcedores anilados foi montado e Raul Klein atuava na famosa posição de ponteiro-esquerdo.
O jogador era peça principal na equipe comandada por Carlos Froner e se destacava pela sua habilidade. Tanto que foi parar na Seleção Brasileira em 1956, que teve sua base formada por atletas gaúchos na disputa dos Jogos Pan-Americanos sendo campeã naquele ano. Raul Klein foi autor do segundo gol brasileiro na vitória sobre o Chile por 2 a 1 na estreia da competição e foi o primeiro e único jogador do Novo Hamburgo a ser convocado para a seleção principal até hoje. Jogou também pelo Fluminense e Portuguesa, com atuação destacada marcando 42 gols em 108 jogos pela equipe. E foi ainda um dos pioneiros no futebol europeu, quando saiu do Brasil para atuar no Rapid Viena, na Áustria.
Por que jogava de terno?
Raul Klein era habilidoso e encantava a torcida pelos gramados. Colocou seu nome na história do futebol projetando o Novo Hamburgo no cenário gaúcho e nacional.
👤 Raul Otávio Klein
👶 27 de setembro de 1932
🏠 Brasileiro
👕 Floriano/Novo Hamburgo, Fluminense, Portuguesa, Rapid Viena e Seleção Brasileira
🏆 Campeonato Pan-Americano 56 (Seleção)
👑 sem premiações individuais de destaque
Classômetro: 👔 👔 👔 (3)