top of page

À sua frente apenas Diego Maradona


Ídolo de seu país e de um dos clubes mais tradicionais da Itália, o classudo de hoje está prestes a bater o recorde da artilharia de seu clube, o qual pertence a ninguém menos que El Pibe de Oro.

O eslovaco Marek Hamšík iniciou sua carreira num modesto clube, o Jupie Podlavice. Sem muito alarde em seu país, fez sua carreira decolar de fato quando assinou pelo Brescia da Itália na temporada 04/05. O jovem meia chamou a atenção por ser um dos jogadores mais novos a atuar pela Serie A, com apenas 17 anos e 237 dias fez a sua estreia frente ao Chievo. Hamšík não pode fazer muita coisa para evitar a queda do Brescia para a segunda divisão logo em sua primeira temporada.

A segunda divisão poderia lhe servir como amadurecimento, e Hamšík tirou proveito disso fazendo 24 jogos na Serie B pela temporada 05/06. E a temporada seguinte foi melhor ainda individualmente, marcando 10 gols em 40 jogos. O desempenho chamou a atenção do Napoli, recém-promovido Serie A, que via um futuro promissor no jovem. Quem diria que aquela aposta seria um tiro certeiro para o futuro do clube de Nápoles.

Começou a temporada 07/08 como titular no meio de campo do Napoli. A facilidade para organizar jogadas e a recomposição defensiva faziam parte do cartão de visitas para os torcedores napolitanos, porém os gols trouxeram notoriedade para Hamšík, e por duas temporadas consecutivas foi o artilheiro do time com 9 gols em cada temporada, e ao fim da época 08/09 venceu o prêmio de Melhor Jogador Jovem atuando pela Serie A, sendo o primeiro estrangeiro a receber o prêmio, feito igualado pelo brasileiro Alexandre Pato na temporada seguinte.

Os laços de Hamšík com o Napoli se fortaleciam cada vez mais, tanto que tornou-se o mais jovem capitão do time, envergando a faixa de capitão com apenas 22 anos. Terminou a temporada 09/10 como artilheiro pela terceira vez consecutiva, fato que apenas Diego Maradona conseguiu pelo clube napolitano. Formou um ataque de respeito junto de Pocho Lavezzi e Edinson Cavani, e fez o Napoli reviver os tempos áureos ao voltar a disputar uma UEFA Champions League. No dia 10 de setembro de 2011 entrou para a galeria dos 10 maiores artilheiros do Napoli ao atingir 42 gols, fato que o credenciava como futuro ídolo napolitano.

Hamšík é o principal jogador do Napoli atualmente, além disso é o pilar da equipe de Maurizio Sarri. Tem papel fundamental no esquema de jogo de seu treinador, ajudando na saída de bola e chegando a frente para servir o rápido ataque da equipe italiana. Está há poucos gols de se igualar a Diego Maradona na artilharia do clube, fato que o credenciaria como um dos maiores ídolos da história no Napoli.

Por que joga de terno?

Hamšík é o típico arquiteto, jogador versátil que constrói jogadas, ataca e defende com a mesma qualidade, e ainda marca os seus gols, sendo o segundo maior artilheiro da história do Napoli com 112 gols, em breve irá ultrapassar Maradona que possui 115 gols com a camisa do clube napolitano. Além disso é considerado o maior jogador da história de seu país, algo para poucos classudos aqui do Joga de Terno.

👤 Marek Hamšík

👶 27 de julho de 1987 (29 anos)

🏠 Eslovaco

👕 Jupie Podlavice, Slovan Bratislava-ESL, Brescia, Napoli-ITA

🏆 Copa da Itália 11/12 e 13/14, Supercopa da Itália 14 (Napoli).

👑 Oscar del Calcio 08, Melhor Jogador Eslovaco do Ano: 2009, 2010

Classômetro: 👔 👔 👔 👔 👔 👔 👔 (7,0)

bottom of page