A lenda blanca e roja
A seleção espanhola, campeã do Mundo pela primeira vez em 2010 era genial, tida por muitos como a melhor geração do país. Mas ao lado do campo, no banco de reservas, uma mente brilhante e experiente ditava o futebol que encantou o mundo. Nesta terça, quem desfila no tapete verde do JdT é o multi campeão Vicente Del Bosque.
Foi na cidade natal, Salamanca, que Del Bosque escreveu os primeiros capítulos de uma bela história no futebol mundial. Lá, em 1966 atuou pelas categorias de base do Unión Deportiva Salamanca, seu primeiro time de expressão. Apesar de não ter participado da equipe profissional, as atuações do meio campista chamaram a atenção do gigante Real Madrid. Defendendo primeiro o time B, Del Bosque se profissionalizou em 1969.
Após dois anos jogando no segundo time do Real, Del Bosque foi emprestado para o Córdoba e para o Castéllon, chegando a equipe principal do time Merengue em 1973. Foram onze anos defendendo a equipe madrilenha como jogador, tendo conquistado títulos importantes como o Campeonato Espanhol. Durante esse tempo também foi convocado várias vezes para defender sua seleção.
Mas a história do classudo com o Real Madrid não se resumiria ao meio de campo do Santiago Bernabéu. Ela iria além das quatro linhas. Em 1994 foi efetivado como técnico da equipe principal, depois de assim como jogador, ter passado pelo time B. Durante seis anos esteve à frente do Real Madrid. Como treinador, sua estante recebeu troféus inéditos, como a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes. Del Bosque também treinou o Besiktas, da Turquia, em 2004.
Em 2008, todo o talento e experiência do classudo o levaram ao comando da Seleção Espanhola. Com uma campanha sólida nas eliminatórias para o mundial, Del Bosque alcançou o recorde de vitórias consecutivas como treinador estreante, treze no total. A Fúria chegou à África do Sul como uma das favoritas e Del Bosque tinha a missão de comandar a equipe rumo ao feito inédito. Ao lado de Iniesta, Villa, Puyol e companhia conseguiu levantar a taça de campeão do Mundo após um jogo duríssimo contra a Holanda na grande final.
Por que jogava/treinava de terno?
O craque foi um meio campista ofensivo, com boa visão de jogo e um vigor físico primoroso. Como treinador mostrou que para ganhar títulos é necessário não só um elenco de qualidade, mas também a capacidade de explorar o que de melhor tem cada jogador. Com um currículo invejável, Del Bosque mostrou ser classudo dentro e fora do campo.
👤 Vicente Del Bosque González
👶 23 de dezembro de 1950 (66 anos)
🏠 Espanhol
👕 Jogador: Unión Deportiva Salamanca, Real Madrid, Córdoba e Castéllon. Treinador: Real Madrid, Besiktas e Seleção Espanhola.
🏆 (Principais) Jogador: Campeonato Espanhol 75, 76, 77, 78, 79 e 80 (Real Madrid). Treinador: Liga dos Campeões 00 e 02, Campeonato Espanhol 01 e 03, Mundial de Clubes 02 (Real Madrid), Copa do Mundo de 2010 e Eurocopa 2012 (Seleção Espanhola)
👑 Melhor treinador de 2012
Classômetro: 👔👔👔👔👔👔👔 (7)