top of page

Trocaria todos meus títulos por igualdade


Hoje nos tapetes sagrados do JdT escalamos Paulo César Fonseca do Nascimento, não sabe quem é? Pode ser que talvez por Paulo César Tinga, ou simplesmente Tinga, você o conheça. Agora se você ainda não conhece esse homão... Nós do JdT te apresentamos ele agora.

Não podemos falar de Tinga sem citar o polêmico lance em 2005. Internacional e Corinthians disputavam rodada por rodada o brasileiro daquele ano, e no confronto direto dos dois clubes no Pacaembu em uma jogada em que Tinga foi lançado na área e dividiu com o goleiro Fábio Costa, um lance escandaloso em que o juiz considerou simulação do atleta colorado deu um amarelo, como era o segundo resultou na expulsão. O polêmico campeonato daquele ano terminou com o Corinthians campeão com três pontos a frente do Inter.

A segunda colocação garantiu a participação na Libertadores do outro ano, que foi vencida pelo colorado, na final venceu o forte time do São Paulo. Tinga fez um dos gols do segundo jogo da decisão e na comemoração ele tirou a camisa, recebendo o segundo amarelo, jogo que marcou seu ultimo jogo pelo Inter.

Em 2012 Tinga chegou ao Cruzeiro, clube pelo qual encerrou a carreira. Se identificou rapidamente com o clube e com a torcida. Seu espirito guerreiro fez com que a torcida logo o abraçasse. Mesmo perdendo espaço no time titular nos anos de 2013 e 2014 onde o time celeste conquistou o bicampeonato brasileiro, tinga era um dos líderes daquele time.

A frase do título foi dita por ele vestindo a camisa do Cruzeiro pela libertadores contra o Real Garcilaso, em uma atitude deplorável da torcida peruana que nos momentos em que Tinga tocava na bola ela imitava o som de um macaco, mais um episódio que reforçou a luta contra o racismo.

Sua liderança e sua vontade de aprender fizeram com que Tinga ficasse fora dos gramados por um ano estudando, para que depois de muitas tentativas ele enfim aceitasse a proposta da diretoria do Cruzeiro para ser gerente de futebol.

Por que jogava de terno?

Tinga era um guerreiro em campo, podia atuar tanto como volante e como meia. Um líder nato dentro e fora dos gramados.

👤 Paulo César Fonseca do Nascimento

👶 13 de janeiro de 1978 (39 anos)

🏠 Brasileiro

👕 Grêmio, Kawasaki Frontale, Botafogo, Sporting, Internacional, Borussia Dortmund, Cruzeiro

🏆 Copa do Brasil 97 e 01 (Grêmio); Copa Libertadores da América 06 e 10 (Internacional); Campeonato Brasileiro 13 e 14 (Cruzeiro)

👑 Sem premiações importantes

Classômetro: 👔 👔 👔 👔 👔 👔 (5,7)

bottom of page