top of page

Estrela dinamarquesa


Um dos jogadores mais bem sucedidos da história do futebol dinamarquês não era apenas o “irmão de Michael Laudrup”, ele tinha brilho próprio. Atacante veloz e impiedoso, participou das grandes conquistas da seleção de seu país. O classudo de hoje é o camisa 11 Brian Laudrup.

Assim como o irmão, iniciou a carreira no Brøndby da Dinamarca, aos 17 anos. Não demorou muito para mostrar que também tinha talento. Um ano depois estreou pela seleção. Curiosamente, em sua primeira convocação foi chamado para substituir Michael Laudrup, o primogênito da família. Poucos anos depois já tinha seu lugar garantido na equipe dinamarquesa. Nessa mesma época atuou também pela seleção de futsal do seu país. Laudrup faz parte do seleto grupo de jogadores que disputou a Copa do Mundo de futsal e de futebol, além de ser um dos três únicos jogadores a fazer gols em ambas as competições.

Com seu bom futebol, transferiu-se para o Bayer Uerdingen, da Alemanha, em 1989. Apesar da pouca expressividade da equipe e da péssima campanha na Bundesliga daquele ano, o classudo conseguiu se destacar, sendo o maior responsável pela permanência do clube na primeira divisão. No ano seguinte foi contratado pelo gigante Bayern de Munique. Logo em sua temporada de estreia foi eleito o melhor atacante do certame nacional.

O ano de 1992 foi a confirmação do talento e importância do craque para o futebol mundial. Foi convocado para a disputa da Eurocopa e consagrou-se um dos melhores jogadores do torneio, principal responsável pelo título inédito da Dinamarca, conquistado sobre a então campeã mundial, Alemanha. Laudrup chegou ao top Five da FIFA naquele ano.

Mesmo vivendo um ótimo momento na carreira, a passagem pela Itália não foi tão vitoriosa. Foi rebaixado com a Fiorentina e teve pouquíssimas chances no Milan. Em 1998 o atacante finalmente disputou sua primeira Copa do Mundo. Ao lado do irmão já veterano, fez boas atuações, figurando na seleção do torneio. Os dinamarqueses só foram eliminados nas quartas de final, quando perderam para o Brasil. O atacante ainda teve boa passagem pelo futebol escocês, atuando pelo Rangers. Passou também pelo Chelsea e pelo Copenhague. Encerrou a carreira no Ajax, aos 31 anos.

Por que jogava de terno?

Com velocidade pelas pontas do gramado, bom passe e precisão nas jogadas, Brian Laudrup provou que o talento realmente era de família. Elevou o nível do futebol dinamarquês, influenciando gerações. Faz parte dos grandes craques dos anos 90 e mostrou seu bom futebol defendendo as cores de grandes clubes europeus.

👤 Brian Laudrup

👶 22 de fevereiro de 1969 (48 anos)

🏠 Dinamarquês

👕 Brøndby, Bayer Uerdingen, Bayern de Munique, Fiorentina, Milan, Rangers, Chelsea, Copenhague, Ajax e Seleção Dinamarquesa.

🏆(principais) Eurocopa 92 e Copa Rei Fahd - atual Copa das Confederações 95 (Seleção Dinamarquesa), Liga dos Campeões 94 e Campeonato Italiano 94 (Milan), Campeonato Escocês 95, 96 e 97 (Rangers).

👑 Seleção da Euro 92, Seleção da Copa do Mundo 98, FIFA 100, Jogador do ano da Dinamarca 91, 92, 95 e 98.

Classômetro: 👔👔👔👔👔👔 (6,6)

bottom of page