top of page

O matador galego


Não. O classudo de hoje não é da Galícia. Mas dizer o nome de Roy Makaay e não relacionar seu nome a feitos num determinado clube da região espanhola é quase impossível. Afinal, o holandês era referência no ataque do La Coruña que surpreendeu a Europa no final dos anos 90 e início dos anos 2000.

Bem novo, Makaay despontava no futebol dos países baixos. Com 19 anos já brigava pela artilharia local pelo Vitesse, o que lhe garantiu a primeira convocação para a seleção Orange e foi, também, a porta de entrada para o futebol espanhol.

Porém, não num time de ponta: o Tenerife estava longe dos holofotes espanhóis. Mas, Roy marcou 42 gols em duas edições da La Liga, saindo em alta do rebaixado time das ilhas canárias. No final da temporada 98/99 Makaay foi transferido para o La Coruña, onde viveria seus maiores momentos.

E não só dele: a equipe do terno azul e branco viveria uma grande fase, tendo em seu plantel nomes como Mauro Silva, Flávio Conceição, Pauleta e um cerebral Djalminha, todo comandados por Javier Irureta. A fase gloriosa do Galegos rendeu um inédito título de La Liga (interrompendo uma sequência quase hegemônica de Barcelona e Real Madrid) - além de chegar à semi-final da Champions em 03/04, mesmo sem o classudo.

As impressionantes marcas de Roy no La Coruña começaram a chamar atenção de times mais fortes financeiramente. Na temporada de 02/03 anotou 3 gols contra o poderoso Bayer de Munique, que começou a sondá-lo e, no final da temporada, levou o holandês.O sucesso de Makaay se repediu na Alemanha. Nas quatro temporadas que jogou nos Bávaros, o atacante ficou entre os artilheiros da Bundesliga sempre.

Mas, se o sucesso com os ternos de suas equipe era total, pela seleção nacional nem sempre foi assim: Makaay, sempre lembrado em convocações, era banco pros formidáveis Bergkamp (em 2000), Kluivert e Nistelrooy.

Roy usou seu último terno na temporada 09/00, pelo Feyenoord. O último jogo, foi memorável, marcando três gols na goleada de 6x2 contra o Heerenveen.

Por que jogava de terno?

Um centro avante de ofício: rápido, boa jogada aérea e habilidoso com os dois pés. Marcou geração pelo La Coruña no final dos anos 90 e início dos 2000. No Bayer, também não decepcionou, ficando, sempre, entre os artilheiros do certame nacional.

👤 Rudolphus Antonius Makaay

👶 9 de março de 1975 (42 anos)

🏠 Holandês

👕 Vitesse- Hol, Tenerife-Esp, Deportivo La Coruña, Bayern de Munique, Feyenoord e seleção da holandesa.

🏆 (Principais): Copa del Rey; 01/02, Campeonato Espanhol: 99/00 (La Coruña), Campeonato Alemão: 04/05, 05/06 (Bayern de Munique).

👑 Artilheiro do campeonato espanhol: 02/03, Chuteira de Ouro UEFA: 02/03.

Classômetro: 👔👔👔👔👔👔👔(7,2)

bottom of page