top of page

O Flecha Negra


Veloz e certeiro, características óbvias para alguém que carrega esse apelido. José Tarciso de Souza marcou época no imortal Grêmio campeão mundial em 83.

Vestindo o terno tricolor gaúcho, foram 13 anos sendo uma das referências do time porto-alegrense, o transformando até hoje no jogador que mais vezes ostentou a vestimenta do time.

O flecha negra, nascido em Minas Gerais, começou sua carreira no América do Rio, como um centro-avante nato. Mas, em 73, quando foi para o Rio Grande do Sul, sua velocidade o fizeram ser deslocado para a direita, como um verdadeiro ponta. Mesmo não estando na posição natural, Tarcíso não deixou de marcar seus gols. Na longa carreira no time gaúcho, foram 226 ao todo, o transformando no segundo artilheiro da história do Grêmio.

Na vitoriosa campanha gaúcha da Libertadores de 83 e mundial do mesmo ano, o Flecha Negra foi deslocado para a esquerda. É que do outro lado, surgia uma promessa chamada Renato Portaluppi. Ainda assim, o artilheiro continuou desmonstrando a frequente habilidade e velocidade.

Obviamente, seus desfiles pelo tapete verde do então Olímpico lhe renderam algumas convocações para a Seleção Nacional: foram 8 jogos e apenas um gol.

Depois de sua longa passagem pelo Grêmio, Tarciso ainda jogaria no Cerro, Coritiba e nos modestos Goiânia e São José. Depois de sua aposentadoria, em 90, abriu uma escola de futebol e, hoje, é vereador em Porto Alegre.

Por que jogava de terno?

Goleador, o Flecha Negra tinha como principal característica a velocidade, o que o vez ser deslocado para os lados da área e, ainda sim, não deixar de ser importante naquele time do Grêmio da década de 80. Hoje, é o classudo que mais vestiu o terno tricolor.

👤 José Tarciso de Souza

👶 15 de setembro de 1951 (65 anos)

🏠 Brasileiro

👕 América-RJ, Grêmio, Goiás, Cerro Porteño, Coritiba, Goiânia, São Jose-RS e Seleção Brasileira.

🏆 Campeonato Gaúcho: 77, 79, 80, 85 e 86; Campeonato Brasileiro: 81; Taça Libertadores da América: 83; Copa Intercontinental: 83 (Grêmio). Campeonato Goiano: 86 (Goiás) e Campeonato Paraguaio: 87 (Cerro Porteño).

👑 Sem títulos individuais de destaque.

Classômetro: 👔👔👔👔👔👔 (6,5)

bottom of page