top of page

O artilheiro de Deus


Os saudosistas do futebol da década de 80 certamente vão se lembrar do classudo de hoje levantando as mãos para o céu depois do gol: Baltazar, o Artilheiro de Deus. E dos vários clubes por onde passou.

Revelado pelo Atlético-GO, Baltazar entrou na história do time como o artilheiro absoluto do campeonato goiano: foram 31 gols pelo Dragão no ano de 1978, marca que persiste até os dias atuais. Dali foi para o Grêmio, conquistando a artilharia do Gaúcho por dois anos consecutivos e o primeiro campeonato brasileiro em 1981. Foi dele o gol do título em cima do São Paulo no Morumbi, quando ficou conhecido como “Artilheiro de Deus”, sendo um dos primeiros a se declarar como Atleta de Cristo.

Depois de uma passagem pelo Palmeiras, o atacante sagrava-se campeão brasileiro novamente, mas desta vez pelo Flamengo, compondo o time de 1983 ao lado de Zico, Adílio e Leandro. Jogou também pelo Botafogo antes de marcar seu nome no futebol europeu. Dos brasileiros que atuaram na Liga Espanhola, Baltazar é o maior marcador em uma única temporada, com 35 gols pelo Atlético de Madrid em 88/89. Na lista geral, circula em oitavo, atrás de alguns como Ronaldinho, Ronaldo Fenômeno, Bebeto e Rivaldo. De volta ao Brasil, virou ídolo no clube adversário daquele que o lançou. Foi um dos principais jogadores do Goiás de 1994, ajudando a equipe alviverde a voltar à elite do futebol brasileiro, e também artilheiro no estadual no mesmo ano.

Pela Seleção brasileira, nunca participou de uma Copa do Mundo, mas foi campão da Copa América em 1989. Encerrou sua carreira em 1996, jogando no Japão e atualmente é empresário de futebol.

Por que jogava de terno?

Predestinado a fazer gols, Baltazar enchia a rede sempre que podia. Tinha presença em campo e era peça essencial para o sistema ofensivo funcionar.

👤 Baltazar Maria de Morais Júnior

👶 17 de julho de 1959 (57 anos)

🏠 Brasileiro

👕 Atlético-GO, Grêmio, Palmeiras, Flamengo, Botafogo, Celta de Vigo, Atlético de Madrid (ESP), Porto (POR), Rennes (FRA), Goiás, Kyoto (JAP) e Seleção Brasileira

🏆 Campeonato Gaúcho 79 e 80, Campeonato Brasileiro 81 (Grêmio); Campeonato Brasileiro 83 (Flamengo); Taça Portugal (Porto), Campeonato Goiano 94 (Goiás), Copa América 89 (Seleção)

👑 Artilharias Campeonato Goiano 78 (31 gols) e 94 (25), Campeonato Gaúcho 80 (28) e 81(20); Campeonato Carioca 84 (12) e Campeonato Espanhol 88/89 (35)

Classômetro: 👔 👔 👔 👔 👔 👔 (7,2)

bottom of page