Alex, o mineiro
Os títulos sempre são marcados por um jogador em especial. O Campeonato Brasileiro de 2001, o primeiro e único conquistado pelo Atlético Paranaense até então, tem nome e sobrenome de um artilheiro bastante conhecido em terras brasileiras na primeira década do século: Alex Mineiro.
Alex começou sua carreira no América Mineiro no ano de 1995, marcando 4 gols em 14 jogos. Despertou então o interesse do Cruzeiro, onde desembarcou em 1997 para conquistar seus primeiros títulos como jogador: o Campeonato Mineiro e a Copa Libertadores. Depois ainda passaria por Vitória, União Barbarense e Bahia até retornar para a Toca da Raposa. Em 2001 faria a grande mudança em sua carreira: aceitaria a proposta do Clube Atlético Paranaense.
Atacante considerado lento, porém de drible curto e sempre preciso, Alex Mineiro foi peça fundamental na caminha do clube paranaense na conquista do Campeonato Brasileiro do mesmo ano. Assim como seu companheiro de ataque Kléber Pereira, marcou 17 gols durante a campanha e ficou atrás apenas de Romário (21) e Washington (18). Mas o que mais chamou a atenção em Alex Mineiro foi seu ímpeto de artilheiro na fase final do campeonato: marcou um gol nas quartas contra o São Paulo, mais três na semi contra o Fluminense e incríveis quatro nas finais contra o São Caetano. Dos 10 gols marcados pelo Atlético nos quatro jogos finais, Alex fez 8.
Depois da incrível performance em 2001, Alex acabaria passando pelo Tigres, do México, pelo Atlético-MG e Kashima Antlers do Japão até retornar ao Atlético-PR em 2007. No fim do ano acertou com o Palmeiras. No clube paulista viveria algo parecido com o seu auge e se tornaria artilheiro do Campeonato Paulista de 2008, com 15 gols, três deles marcados nas finais contra a Ponte Preta.
Sem acordo com o clube paulista, foi jogar no Grêmio em 2009, porém sem grande destaque. Voltou ao Atlético-PR ainda em 2009 e encerrou sua carreira no ano seguinte devido a uma série de lesões.
Por que jogava de terno?
Alex Mineiro podia não ser o mais habilidoso dos atacantes do começo do século, mas seu faro de gol e sua incrível capacidade de ser decisivo nos jogos finais chamaram a atenção dos apaixonados por futebol. É, até hoje, o jogador com mais gols em uma final de Campeonato Brasileiro.
👤 Alexander Pereira Cardoso
👶 15 de março de 1975 (42 anos)
🏠 Brasileiro
👕 América Mineiro, Cruzeiro, Vitória, União Barbarense, Bahia, Atlético-PR, Tigres (MEX), Atlético-MG, Kashima Antlers (JAP), Palmeiras e Grêmio.
🏆 Campeonato Mineiro 97 e Copa Libertadores da América 97 (Cruzeiro); Campeonato Paranaense 01 e Campeonato Brasileiro 01 (Atlético-PR); Campeonato Paulista 08 (Palmeiras).
👑 Bola de Prata da Revista Placar 2001 e Seleção do Campeonato Brasileiro 2008.
Classômetro: 👔 👔 👔 👔 👔 (5,25)