Zito, o gerente
José Ely de Miranda, popularmente conhecido como Zito, é o homenageado de hoje do JdT. O volante, um dos maiores e melhores da história do Santos e do futebol brasileiro, deu o pontapé inicial na carreira em 1948, com 16 anos, jogando nas categorias de base do Taubaté, o famoso “Burrão da Central”. Em 1952, transferiu-se para o Santos, clube que o revelou para o mundo e onde fincou seus dois pés na história do futebol.
Mesmo jovem, Zito já apresentava grande espírito de liderança na volância futebolística. Também por isso, foi apelidado de “Gerente”. Muitos dizem que Lula, ex-técnico do Santos, permitia que Zito comandasse o time dentro de campo. O apelido também fazia menção à capacidade do jogador de liderar os inícios das jogadas ofensivas do time da Vila Belmiro, com sua grande técnica, inteligência e qualidade no passe. Em Santos, Zito ganhou praticamente tudo que disputou: campeonatos paulistas, torneios RJ-SP, Taças Brasis, Libertadores e Mundial Interclubes. Um currículo de dar inveja a qualquer um.
Pela seleção brasileira, Zito fez ainda mais história. Convocado pela primeira vez em 1956, Zito participou, com destaque, das campanhas vitoriosas de 1958 e 1962. Em 58, iniciou como reserva, mas rapidamente se tornou titular, quando teve uma oportunidade contra a seleção da União Soviética. Em 62, foi titular durante toda a campanha e marcou um dos gols brasileiros na final contra a Tchecoslováquia. Em 1966, foi convocado e chegou a entrar em campo, mas com idade já avançada, teve poucas oportunidades.
Zito encerrou sua carreira em 1967 e fez, ao todo, 727 jogos pela equipe santista, marcando 57 gols. Pela seleção, foram 46 aparições – número considerável para a época – e 3 gols. Após sua aposentadoria, sempre manteve relações próximas com a equipe da Vila Belmiro e participou ativamente da montagem do elenco dos “Meninos da Vila” e da revelação de Neymar. Veio a falecer em 2015, depois de conseguir sobreviver a um AVC que sofreu em 2014.
Por que jogava de terno?
“O gerente” é considerado por muitos o melhor volante da história do futebol brasileiro e é titular de muitas escalações fictícias das melhores seleções brasileiras de todos os tempos. Como volante, era um gênio: inteligência, elegância, bom passe e muita liderança e espírito de equipe. Zito está eternizado na história do futebol mundial.
👤José Ely de Miranda
👶 8 de Agosto de 1932, falecido em 14 de Junho de 2015, aos 82 anos
🏠 Brasileiro
👕 Santos e Seleção Brasileira
🏆 Campeonatos Paulistas 55, 56, 58, 60, 61, 62, 64, 65 e 67; Torneios Rio-São Paulo 59, 63, 64 e 66; Taças Brasil 61, 62, 63 e 64; Libertadores da América 62, 63; Copa Intercontinental de Clubes 62 e 63; (Santos) Copa do Mundo da FIFA 58, 62 (Seleção Brasileira)
Classômetro: 👔 👔 👔 👔 👔 👔 👔 👔 (8,6)