top of page

Franco Baresi: O líbero implacável


Um jogador que está no hall de craques do futebol mundial não pelos seus gols, dribles plásticos ou passes geniais. Baresi, nosso classudo de hoje, marcou época no futebol italiano por sua inteligência tática e precisão cirúrgica nos desarmes. Fazia roubadas de bola parecerem jogadas plásticas! Com sua frieza foi comandante da defesa do Milan por 20 anos, ídolo incontestável que encheu a sala de troféus do time. Um líbero notável que dificilmente será igualado no futebol.

Aliás, a posição de líbero já está em desuso nos esquemas táticos atuais. O jogador que jogava na sobra, com certa liberdade para partir ao ataque, já não aparece com tanta frequência. Baresi tinha habilidades que o tornavam excepcional na posição. Porque é necessário uma qualidade para distribuir o jogo, aliado a entendimento tático e até finalização quando pintasse a oportunidade de aparecer no campo de ataque.

Foi jogando assim pelo Milan, com o terno de número 6, que Baresi tornou-se um ídolo. Chegou ao clube com 14 anos e só saiu dele na aposentadoria, aos 37 anos. Os números do classudo no clube impressionam: são duas décadas de serviços prestados, 719 partidas disputadas e 21 títulos conquistados. A idolatria com o defensor foi tanta que em sua despedida, no ano de 97, o clube rubro negro de Milão aposentou o número 6 junto.

Na Azzurra, Baresi foi campeão do mundo aos 22 anos, quando ainda era uma promessa da Itália. Nas outras Copas do Mundo que disputou, já era protagonista e líder nas temidas defesas italianas em 90 e 94. Porém, faltou sorte ao líbero para conquistar novamente o mundo com sua seleção.

Em 90, a zaga da Seleção Italiana era quase intransponível, só foi derrotada pela Argentina na semifinal e em uma disputa de pênaltis. Em 94 chegou a final, contra o Brasil. Baresi entrou em campo mesmo contundido com a missão de parar Bebeto e Romário. Até conseguiu, porque Romário disse após o jogo que fora a marcação mais implacável que sofrera na carreira. Mas novamente nas penalidades a Itália foi derrotada. E desta vez, nosso classudo errou uma das cobranças.

Por que jogava de terno?

Baresi foi um gênio tático. Não é exagero nenhum dizer isso. Assim como não é dizer que foi um dos maiores zagueiros da história do futebol mundial. Era baixo para sua posição, mais um gigante na marcação. Além de tudo isso, colecionou títulos e glórias; tanto no Milan quanto na Seleção Italiana. Por isso o "Senhor Milan" - como é chamado pelos rossoneros -, tem seu nome imortalizado no futebol da Itália.

👤 Franchino Baresi

👶 8 de maio de 1960 (56 anos)

🏠 Italiano

👕 Milan e Seleção Italiana

🏆 (principais) Campeonato Italiano 78/79, 87/88, 91/92, 92/93, 93/94 e 95/96; Champions League 88/89, 89/90 e 93/94; Mundial Interclubes 89 e 90 (Milan); Copa do Mundo 82 (Seleção Italiana).

👑 Bola de Prata da France Football 89, Melhor jogador do Campeonato Italiano 90, Jogador do século do Milan 99, FIFA 100 04.

Classômetro: 👔👔👔👔👔👔👔👔 (8,8)

bottom of page