top of page

O improvável Klose


O personagem de hoje não é um craque. Pelos clubes por onde passou não chega nem a ser considerado um ídolo. Neste domingo (14) Miroslav Klose, aos 37 anos, vai fazer sua partida de despedida com o terno da Lazio. Isso pode passar despercebido para muitos. Mas acontece que estamos falando "apenas" do maior artilheiro em Copas do Mundo da história!

Miroslav Josef Klose é polonês naturalizado alemão. E foi na Alemanha onde dedicou quase toda sua carreira. Quando largou os estudos para se dedicar ao futebol, poucos imaginavam do que ele seria capaz. Estreou profissionalmente no modesto Hamburgo em 98 e fez poucas partidas. Depois partiu para o não menos modesto Kaiserslautern e os gols começaram a surgir.

Às vésperas da Copa de 2002 o então técnico da seleção alemã Rudi Völler achou que seria uma boa ideia levar o polonês naturalizado. A convocação não foi tão bem recebida, mas à época a Alemanha carecia de bons atacantes. Os 5 gols marcados por ele na Copa (todos de cabeça) provaram que Völler estava certo. Mas o título não veio, perdendo na final para o Brasil.

Quatro anos depois, já na Copa da Alemanha, Klose foi mais uma vez convocado e mais uma vez anotou 5 gols no torneio disputado em casa. Foi o artilheiro da competição e mais uma vez o título não veio.

Já com 10 gols anotados em 2 Copas do Mundo a carreira começou a deslanchar. Do Kaiserslautern para o Werder Bremen e depois para o gigante Bayern de Munique. Mas em nenhum desses times Klose foi unanimidade. O negócio dele parecia ser mesmo a seleção alemã.

Na Copa de 2010 o cenário não mudou muito: 4 gols e novamente um terceiro lugar. Parecia improvável que ele seria convocado para a Copa de 2014 aqui no Brasil, pois já estaria com 36 anos. Mas já era improvável que o jogador que nunca foi craque tivesse marcado 14 gols em Copas do Mundo até aquele momento.

Por isso Klose veio ao Brasil fazer história. O 15º foi marcado no primeiro lance dele no segundo jogo da primeira fase contra Gana. Ele empatara com Ronaldo. Só faltava 1. E ele veio de forma inesquecível. De todos aqueles 7 gols marcados contra o Brasil na semifinal, um foi dele. E, dessa vez, além da artilharia Klose ainda viria a ser enfim, campeão do torneio.

Por que joga de terno?

Até 2001 Miroslav Klose era apenas mais um desconhecido do futebol. Na verdade, se não fosse pelo fato de ser tão decisivo em Copas talvez ele estaria se despedindo da Lazio da mesma forma. Um exímio cabeceador que também sabe jogar com os pés, mas nem tanto assim. Por mais que pareça incrível ele ter superado craques como Ronaldo, o polonês não chega nem aos pés do que foi o Fenômeno. Nossa nota do classômetro levou mais em conta os feitos da carreira do que propriamente a classe com que jogava. Mas no futebol, muitas vezes só a classe não basta, é preciso competência, dedicação e sorte também. Isso Klose tem de sobra.

👤 Miroslav Josef Klose

👶 9 de junho de 1978 (37 anos)

🏠 Polonês/ alemão

👕 Hamburgo, Kaiserslautern, Werder Bremen, Bayern de Munique, Lazio e Seleção Alemã

🏆 (principais) Copa da Liga Alemã 05/06 (Werder Bremen); Copa da Liga Alemã 06/07, Campeonato Alemão 07/08, 09/10, Copa da Alemanha 07/08, 09/10 (Bayern de Munique); Copa da Itália 12/13; Copa do Mundo FIFA 14 (Seleção Alemã)

👑 Seleção da Copa do Mundo 02 e 06, Jogador Alemão do Ano 06, artilheiro do campeonato alemão 05/06 e artilheiro da Copa do Mundo 06 (5 gols).

Classômetro: 👔👔👔👔👔👔👔 (7)

bottom of page