top of page

O estrategista


Talvez você não se recorde de imediato qual a pessoa que atendia pelo nome de Mário Travaglini, porém o futebol brasileiro é o que é hoje, em parte, pelo que esse cara fez fora das quatro linhas. Em pé à frente do banco de reservas. Travaglini não foi um jogador com uma carreira memorável, porém era um zagueiro respeitado que atuou por Ypiranga-SP, Palmeiras, Ponte Preta e Nacional-SP. Porém, após sua saída precoce dos gramados ele entraria de vez para a história do futebol, e foi como treinador. Em 1963 dirigiu as categorias de base do Palmeiras, clube que o consagraria como treinador da histórica academia palmeirense. Como se não bastasse Travaglini comandou a Máquina Tricolor (Fluminense de 1975-76) e graças a seus estilo paternalista permitiu que se instalasse a Democracia Corintiana em 1981.

Politizado, foi presidente do sindicato dos treinadores de São Paulo. Por que jogava de terno? Foi de terno que se consagrou, literalmente, porém como estrategista, comandante e líder. Em uma época que o treinador não era tão valorizado revolucionou e tem em seu currículo equipes invejáveis - cada qual a sua maneira - como a Acadêmia do Palmeiras, a Máquina Tricolor do Fluminense e a Democracia Corintiana. 🚹 Mario Travaglini 👶 30 de abril de 1932. Faleceu em 20 de fevereiro de 2014, aos 81 anos 🏠 Brasileiro 👕 Clube Atlético Ypiranga, Palmeiras, Nacional e Ponte Preta.

🏆 (Títulos de destaque apenas como jogador) Campeonato Brasileiro 67 (Palmeiras), Campeonato Brasileiro 74 (Vasco da Gama)

👑 Não há prêmios individuais de destaque Classômetro 👔👔👔 (3)

bottom of page