top of page

Yayá, ô Yayá, os modinhas não sabem o que eu sei


A carreira de Yayá começou no modesto ASEC Mimosas, clube do seu país, que também já revelou outros nomes para o cenário mundial, como: Kalou, Zokora, Eboué, Gervinho além de Kolo Touré um dos irmãos de Yayá. Ficou dos 13 aos 18 anos no clube marfinense. Quando se transferiu para o Beveren da Bélgica, ainda com idade para as categorias de base, Touré jogou por três temporadas no time principal. Até que despertou o interesse do time ucraniano Metalurh Donetsk, clube pelo qual disputou duas temporadas. Uma rápida passagem de uma temporada pelo Olympiakos e no ano de 2006, após se destacar na Copa do Mundo, assinou com o Mônaco da França e a partir dai sua carreira ganharia novos rumos. Pelo time francês Yayá foi um dos principais responsáveis pelo não rebaixamento naquele ano. E em 2007, por 10 milhões de euros, aos 24 anos, ele chegava ao Barcelona, que no mesmo ano investiu no consagrado, e também classudo, Thierry Henry. O marfinense brilhava com terno do Barça até a chegada do Pep Guardiola, que começou a dar mais oportunidades a Busquets. Na final da Champions League de 2009, jogou como zagueiro, e no final de 2010, o Barcelona anunciou que ele seria negociado. Em 2 de julho, Touré assinou um contrato de 5 anos com o Manchester City. Passou a vestir o terno de número 42, o inverso do número 24 que ele usava no Barcelona, já que Patrick Vieira usava o 24. Roberto Mancini viu em Yaya um potencial ofensivo e passou usa-lo como armador também. Touré continuou seu bom desempenho e foi responsável pelo gol do título contra o Stoke City pela final da Copa da Inglaterra, no Wembley em 2011, terminando o jejum de títulos do City que já durava 35 anos.

O melhor estava por vir: vamos ao dia 13 de maio de 2012, que nunca mais será esquecido pelo lado azul de Manchester. Em uma partida histórica, decidida com um gol de Sergio Agüero aos 49 minutos do segundo tempo, o City venceu o Queens Park Rangers por 3 a 2, de virada, e conquistou o Campeonato Inglês pela primeira vez desde 1968. O jogo foi apenas um reflexo do ocorreu em outras partidas daquela temporada, sempre com viradas ao final das partidas. Quis o destino que mais uma vez Pep entrasse em sua vida. Em julho deste ano o treinador assumirá os citizens, e ainda não é certo que o marfinense será aproveitado. Pela seleção Yaya destacou-se sempre. Um dos principais nomes marfinenses da história. Em 2014 enquanto disputava a Copa do Mundo, foi surpreendido com a morte do seu irmão mais novo, Ibrahim Touré, vitima de câncer. Yaya e Kolo optaram por ficar no Brasil e disputar a última partida da fase de grupos contra a Grécia, que valia a classificação. Por que joga de terno?

Yaya consegue unir força, técnica e velocidade. Quando volante tem boa saída de bola, posicionamento, precisão nos desarmes e é um elemento “surpresa”. Na armação sempre deixa os companheiros em boas condições e finaliza bem.

🚹 Gnégnéri Yaya Touré 👶 13 de maio de 1983 (32 anos) 🏠 Marfinense 👕 ASEC Mimosas; Beveren; Metalurh Donetsk; Olympiakos Monaco; Barcelona; Manchester City e Seleção Marfinense 🏆 Campeonato Grego 06 (Olympiakos); Campeonato Espanhol 09, 10; Liga dos Campeões 09; Mundial de Clubes 09 (Barcelona); Campeonato Inglês 12, 14 (Manchester City); Copa das Nações Africanas 15 (Seleção) 👑 Futebolista Africano do Ano 11, 12, 13, 14; Equipe do Ano pela PFA 12, 14; Equipe do ano do jornal L'Équipe 13; Futebolista Africano do Ano pela BBC 13

Classômetro: 👔👔👔👔👔👔👔 (6,7)

bottom of page